USO DO JOGO “MARINHEIROS DO ESPAÇO” COMO FERRAMENTA PEDAGOGICA NAS AULAS DE ASTRONOMIA DO ENSINO MÉDIO.
Ferramenta Pedagógica, Forma Lúdica, Ensino-aprendizagem.
Esse trabalho é o resultado da aplicação do jogo de RPG (Roleplaying Game), Marinheiros do Espaço, como ferramenta pedagógica nas aulas de física relacionadas a astronomia. O jogo foi aplicado em uma turma de terceira série do ensino médio de uma escola privada da cidade de Aracati/CE. O objetivo foi analisar como o RPG pode auxiliar o processo de ensino-aprendizagem na física trazendo aos alunos, de uma forma lúdica, uma maneira diferente e prazerosa de interação com conceitos apresentados. Para culminarmos com a aplicação do produto, propriamente dito, tivemos que ter quatro encontros para que os discentes pudessem ter acesso a um processo de construção de conceitos que seriam necessários na aventura. A fundamentação teórica foi baseada na Teoria Sócio Construtivista de Vygotsky. Ao término da aplicação do nosso trabalho percebemos um resultado positivo relacionado a assimilação dos conceitos físicos apresentados no jogo. O uso desse recurso também promoveu uma maior interação entre os alunos antes, durante e depois de sua aplicação.