PPGEF PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO EM FÍSICA PROGRAMAS DE PÓS-GRADUACAO - DCME Téléphone/Extension: Indisponible

Banca de DEFESA: FRANCISCO VANDERLEY DA COSTA JUNIOR

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FRANCISCO VANDERLEY DA COSTA JUNIOR
DATA: 31/01/2020
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório da PROPPG
TÍTULO:

USO DO JOGO “MARINHEIROS DO ESPAÇO” COMO FERRAMENTA PEDAGOGICA NAS AULAS DE ASTRONOMIA DO ENSINO MÉDIO.


PALAVRAS-CHAVES:

Ferramenta Pedagógica, Forma Lúdica, Ensino-aprendizagem.


PÁGINAS: 77
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
RESUMO:

Esse trabalho é o resultado da aplicação do jogo de RPG (Roleplaying Game), Marinheiros do Espaço, como ferramenta pedagógica nas aulas de física relacionadas a astronomia. O jogo foi aplicado em uma turma de terceira série do ensino médio de uma escola privada da cidade de Aracati/CE. O objetivo foi analisar como o RPG pode auxiliar o processo de ensino-aprendizagem na física trazendo aos alunos, de uma forma lúdica, uma maneira diferente e prazerosa de interação com conceitos apresentados. Para culminarmos com a aplicação do produto, propriamente dito, tivemos que ter quatro encontros para que os discentes pudessem ter acesso a um processo de construção de conceitos que seriam necessários na aventura. A fundamentação teórica foi baseada na Teoria Sócio Construtivista de Vygotsky. Ao término da aplicação do nosso trabalho percebemos um resultado positivo relacionado a assimilação dos conceitos físicos apresentados no jogo. O uso desse recurso também promoveu uma maior interação entre os alunos antes, durante e depois de sua aplicação.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1750267 - GUSTAVO DE OLIVEIRA GURGEL REBOUCAS
Externo à Instituição - MÁRIO CÉSAR SOARES XAVIER - UEPB
Interno - 1669428 - SUBENIA KARINE DE MEDEIROS
Presidente - 1817186 - TACIANO AMARAL SORRENTINO
Notícia cadastrada em: 31/01/2020 09:03
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (84) 3317-8210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-prd-sigaa03.ufersa.edu.br.sigaa03