PPGEF PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO EM FÍSICA PROGRAMAS DE PÓS-GRADUACAO - DCME Téléphone/Extension: Indisponible

Banca de DEFESA: VALGNÉSIO BATISTA DA SILVA

DISCENTE: VALGNÉSIO BATISTA DA SILVA
DATA: 25/01/2019
LOCAL: Auditório do CCEN, UFERSA, Mossoró - RN

SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA ENSINO DE MICROGRAVIDADE COM UTILIZAÇÃO DE UM APARATO EXPERIMENTAL

Física Espacial, microgravidade, aprendizagem significativa, Gravitação Universal.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física

A Física Espacial tem se desenvolvido bastante nas últimas décadas promovendo uma corrida pela exploração do espaço sideral. Assim, trazer para dentro da escola a discussão sobre temas relacionadas a esse campo da ciência é algo necessário. Desta forma, a sequência didática aqui apresentada tem o objetivo de desenvolver uma discussão entorno do tema Microgravidade com o auxilio de um aparato experimental que simula a queda livre permitindo que os alunos experimentem uma aprendizagem significativa. Este trabalho foi desenvolvido em quatro momentos, sendo o último a realização de alguns experimentos já citados na literatura especializada para demonstrar os efeitos da microgravidade. A sequência didática abordará alguns conceitos físicos inerentes a sua compreensão como a Gravitação Universal. O aparato experimental tem construção de baixo custo e, sendo acessível a qualquer professor, auxilia no desenvolvimento da sequência didática aqui apresentada, como será demonstrado pelos resultados obtidos com a aplicação desta sequência.

Interno - 1750267 - GUSTAVO DE OLIVEIRA GURGEL REBOUCAS
Interno - 1055712 - HIDALYN THEODORY CLEMENTE MATTOS DE SOUZA