PPGEF PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO EM FÍSICA PROGRAMAS DE PÓS-GRADUACAO - DCME Téléphone/Extension: Indisponible

Banca de DEFESA: LAERTE GONÇALVES SILVA

DISCENTE: LAERTE GONÇALVES SILVA
DATA: 18/01/2019
LOCAL: Auditório do CCEN

IMPORTÂNCIA DAS LEIS DA FÍSICA NA PREVENÇÃO DOS ACIDENTES DE TRÂNSITO EM UMA ABORDAGEM COM OS ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO.

Leis da Fìsica, Leis de Transito.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física

Estatísticas mostram que o número de acidentes e fatalidades no trânsito aumentam a cada ano, sendo maiores os índices de mortes entre motoristas jovens que possivelmente passaram recente pelo Ensino Médio. Pensando nessa questão social relevante, foi desenvolvido um gibi intitulado “Física no Trânsito: uma aula que salva vidas”, que relaciona as leis da física e as leis de trânsito criado com base nos pressupostos da Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) de David Ausubel e na prática docente da pedagogia de Paulo Freire, para alunos do 1º ano do Ensino Médio. Os objetivos gerais contemplam a importância da prevenção de acidentes pela assimilação de conhecimentos e comportamentos que melhore a convivência no trânsito através das leis da física, estimulando o processo ensino-aprendizagem por medidas que promovam uma reflexão crítica e conscientização voltada para atitudes e responsabilidades no trânsito e respeito à vida. E analisar a Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) e seus resultados, usando o rendimento dos alunos após a aplicação do gibi e do questionário utilizado como pesquisa diagnóstica. A elaboração do material teve como base tópicos de física (Velocidade Relativa, Leis de Newton, Força de atrito, Momento Linear e Colisões) pertinentes ao assunto contemplado na série em estudo e com ênfase ao estudo dos fenômenos físicos e situações do cotidiano no trânsito. Os resultados mostram, após a aplicação do produto educacional (gibi), que o interesse e motivação dos alunos se renovam, quando se consegue uma prática docente junto com metodologia diferente por meio de novas ferramentas e que instigue a criatividade e a participação do aluno no processo de ensino- aprendizagem.

Interno - 1866964 - GEOVANI FERREIRA BARBOSA
Externo à Instituição - JOSÉ RONALDO PEREIRA DA SILVA - UERN