PROPOSTA DE UMA UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA PARA ABORDAR TÓPICOS DE BIOQUÍMICA E TERMODINÂMICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Ensino de física, UEPS, Bioquímica, Termodinâmica, Educação de jovens e adultos
Apresenta-se o planejamento e a execução de uma intervenção didática para abordar tópicos de bioquímica e termodinâmica em uma turma da Educação de Jovens e Adultos. A intervenção didática foi dividida em duas fases, uma em cada semestre. Na primeira fase foram abordados conteúdos essenciais para a cultura científica de qualquer pessoa adulta. No segundo semestre foi aplicada uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), cuja estrutura pedagógica tem elementos da pedagogia de Paulo Freire, da teoria de aprendizagem de Ausubel e da teoria sociointeracionista de Vygodsky. Os resultados obtidos com a aplicação dessa UEPS sugerem a exequibilidade de projetos pedagógicos interdisciplinares dirigidos a essa população, tendo como referencial teórico elementos das reflexões dos estudiosos supracitados. Os alunos apropriam- se de conceitos importantes para o seu cotidiano, de um modo lúdico que supera o cansaço de um dia de trabalho, e tomam conhecimento, por meio de exercícios práticos, de noções do método científico.