PPGEF PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO EM FÍSICA PROGRAMAS DE PÓS-GRADUACAO - DCME Téléphone/Extension: Indisponible

Banca de DEFESA: LEONARDO DA SILVA GARCIA

DISCENTE: LEONARDO DA SILVA GARCIA
DATA: 21/09/2018
LOCAL: Auditório do CCEN, UFERSA, Mossoró - RN

EXPERIMENTOS NO ENSINO DE FÍSICA UTILIZANDO A ROBÓTICA LEGO EV3 NO ENSINO MÉDIO E FUNDAMENTAL

Robótica, LEGO , Ensino de Física, experimentos

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física

A presente dissertação tem como objetivo propor roteiros experimentais de Física para o Ensino Médio e Fundamental utilizando a robótica educacional LEGO como ferramenta didática. E crescente o número de escolas da rede privada e pública que adquirem este tecnologia robótica, porém, ao adquirir o equipamento este não acompanha atividades experimentais e se faz necessário que as escolas obtenham separadamente, nas atividades existentes utiliza-se um tempo significativo na construção do robô. Com base nisto, este trabalho propõe quatro atividades experimentais que contemplam as áreas de Mecânica e Termologia voltado as escolas e professores que possuem a robótica LEGO MINDSTORMS EV3 ou LEGO MINDSTORMS NXT como recurso tecnológico educacional. Com os guias experimentais propostos, o professor terá acesso a atividades de
montagens rápidas e que exploram os conceitos físicos do Movimento Retilíneo Uniforme, Movimento Circular Uniforme, Pêndulo Simples e a Lei do Resfriamento de Newton. As atividades experimentais destes assuntos foram fundamentadas nas teorias de aprendizagem de Piaget, Vygotsky e Papert, elaborados utilizando a tecnologia robótica LEGO MINDSTORMS EV3 (que também podem ser feitas com o LEGO MINDSTORMS NXT), foram aplicados com alunos da 1º e 2º série do Ensino Médio, onde eles puderam trabalhar em grupo e utilizar os assuntos teóricos de sala de aula para a resolução de situações problemas utilizando recursos tecnológicos atuais de ensino. Com a aplicação do produto educacional constatou-se maior interesse dos alunos em aprender os assuntos teóricos de sala quando utilizaram o robô LEGO em uma atividade específica do assunto, além de amadurecerem as Competências e Habilidades almejadas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais de Física nos respectivos assuntos. Os guias experimentais desenvolvidos atingiram os objetivos esperados além de beneficiar no ensino aprendizagem dos alunos, ainda auxilia nas aulas dos professores de física, tornando-as mais dinâmicas, práticas e significativas. Além disto, o leitor tem acesso no Apêndice A, a linguagem de programação LEGO MINDSTORMS NXT e EV3 caso queria aprender um pouco sobre a programação antes de utilizar as atividades com seus alunos.

Externo à Instituição - CARLOS ANTONIO LÓPEZ RUIZ - UERN
Externo à Instituição - CARLOS HUMBERTO OLIVEIRA COSTA - UFC