APLICAÇÃO DE ROTEIROS-GUIA PARA EXPERIMENTAÇÃO SIMULADA.
Termodinâmica. Roteiros, Simulações Computacionais.
O presente trabalho é base fundamental para a conclusão do curso mestrado nacional no ensino de física, onde ele faz referência a utilização de uma ferramenta que facilitará o entendimento básico de física térmica, podendo qualquer escola fazer uso desta ferramenta de ensino. Neste trabalho apresentamos uma sequência didática utilizando roteiros guias em que o próprio aluno é autor e coautor de seu aprendizado, o mesmo proporcionará ao mesmo a possibilidade de entender os fenômenos da física térmica inseridos em nosso cotidiano, com o auxílio de simulações interativas virtuais. As simulações computacionais utilizadas neste trabalho foram desenvolvidas pelo projeto Tecnologia no Ensino de Física (PhET), da Universidade do Colorado, disponíveis gratuitamente e on-line. O produto educacional foi testado nas turmas do 2º Ano do ensino médio da Escola Estadual de Educação Profissional Francisca Rocha Silva, na cidade de Jaguaruana-CE. Visto que utilizaríamos as simulações virtuais como aulas práticas, foram elaborados quatro roteiros de aulas para as simulações computacionais aplicadas. Os roteiros das aulas práticas foram elaborados tomando por base a teoria da Sócio Interacionista de Lev Vygotsky, na realização
de uma intervenção pedagógica e posteriormente aplicar os questionários que se encontram no final de cada capítulo dos roteiros, para identificarmos o crescimento do saber cognitivo dos alunos em relação ao conhecimento básico sobre a Termodinâmica.