PPGEF PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO EM FÍSICA PROGRAMAS DE PÓS-GRADUACAO - DCME Teléfono/Ramal: No informado

Banca de DEFESA: JOSÉ LAÉRCIO DA SILVEIRA ARAÚJO FILHO

DISCENTE : JOSÉ LAÉRCIO DA SILVEIRA ARAÚJO FILHO
DATA : 11/02/2022
LOCAL: Remoto - Google Meet

EPISTEMOLOGIA DE SITUAÇÃO NO APRENDIZADO CONCEITUAL DE TRABALHO E ENERGIA

Teorema trabalho-energia. Princípio de conservação da energia. Simuladores em ciências. Teoria dos campos conceituais.

Este trabalho propõe analisar o processo de aprendizagem focado na interpretação e a construção de significados intervinda pela diversificação de situações. As discursões envolvem as grandezas físicas que compreendem a base de formação para o entendimento do princípio de conservação da energia mecânica, assim também como alguns processos que implicam seu uso, como as transformações de energia e a realização de Trabalho. Para isso recorremos ao auxílio de simuladores virtuais capazes de correlacionar ramos da Física, promovendo ao estudante mais disperso algo que não teria vínculo e estimulador. Buscamos, assim, contornar uma grande dificuldade no ensino de Física: a compreensão e a formação do significado e suas relações com os conceitos envolvendo grandezas físicas, entre essas, aquelas que compõe o teorema do trabalho-energia e a energia potencial (gravitacional e elástica). Isso sempre dificultou uma interpretação mais reflexiva, prática e precisa dos fenômenos naturais. Mostramos que o acompanhamento do desenvolvimento cognitivo do estudante por parte do professor (aplicador) e a pedagogia proposta pela Teoria dos Campos Conceituais do francês Gérard Vergnaud constituem um conjunto de importantes contribuições para o processo de aprendizagem.

Interno - 1750267 - GUSTAVO DE OLIVEIRA GURGEL REBOUCAS
Presidente - 1055712 - HIDALYN THEODORY CLEMENTE MATTOS DE SOUZA