KIT MALETA ELÉTRICA: SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM ATIVIDADES DE APRENDIZAGENS EXPERIMENTAIS
atividades experimentais. ensino de física. aprendizagem ativa
Apresentamos neste trabalho o resultado do desenvolvimento, aplicação e validação de uma sequência didática (Produto Educacional) para o ensino de eletrodinâmica em turmas do Ensino Médio. A proposta desenvolvida está amparada na perspectiva das Metodologias Ativas de Aprendizagem por meio do enfoque Ausubeliano da Teoria da Aprendizagem Significativa. A Metodologia Ativa que deu suporte ao desenvolvimento da sequência foi a Aprendizagem Experimental Problematizada (SILVA, André Luís Silva da. Ensino Experimental de ciências: atividade experimental problematizada (AEP). São Paulo: Editora Livraria da Física,2018, p.65-114). Nosso problema/pergunta de pesquisa é: Pode uma sequência didática baseada em Metodologias Ativas dar suporte a um processo de aprendizagem significativa? Nosso objetivo nesse estudo é desenvolver, aplicar e validar uma sequência didática baseada em metodologias ativas para o ensino de eletrodinâmica no ensino médio. Para a resposta à nossa pergunta de pesquisa e para alcançar nosso objetivo utilizamos, para a coleta e análise de dados, de percursos metodológicos tanto quantitativos (por meio de pré e pós-testes conceituais e análise dos seus resultados com o auxílio do ganho de Hake (R.R. HAKE, American Journal of Physics 66, 64, 1998) quanto qualitativos (por meio da análise dos pré e pós-mapas conceituais produzidos pelos alunos à luz do referencial da aprendizagem significativa). Os resultados que obtivemos corroboram nossa hipótese implícita de que a sequência didática favoreceu os processos de construção de conceitos de eletrodinâmica, gerando aprendizagem significativa nos discentes.