A NATUREZA DA LUZ: atividades investigativas experimentais na modalidade de ensino remoto
Ensino Remoto |
No panorama atual, a crise sanitária mundial decorrente da pandemia por SARS-CoV-2 (do inglês Severe Acute Respiratory Syndrome Coronavirus 2) mudou a rotina da população em nível global e, no contexto educacional, levou à suspensão das aulas em escolas públicas e privadas por longos períodos. Desse modo, profissionais da educação precisaram buscar novas estratégias e metodologias pedagógicas que exigiram, da educação básica ao nível superior, diversos níveis de adaptação. Pensando nisso, este trabalho propõe a elaboração de uma Sequência de Ensino por Investigação (SEI) sobre a natureza da luz, com destaque para o desenvolvimento de atividades experimentais na modalidade de ensino remoto. Essencialmente, objetiva-se auxiliar o processo de ensino-aprendizagem de tópicos da Óptica no Ensino Médio, bem como compreender, minimamente, o processo de construção do conhecimento em atividades didáticas investigativas. Para isso, a SEI foi aplicado de forma remota em turmas do 2.o ano do Ensino Médio da Escola Estadual Juscelino Kubitschek, situada na cidade de Açu/RN, Brasil, totalizando em cerca de cem alunos participantes. O desenvolvimento da SEI e a análise da aplicação foi embasada em estudos Piagetianos. Com isso, foi possível analisar as relações metodológicas entre os conhecimentos que o aluno traz consigo e o adquirido em sala de aula, bem como a utilização de ferramentas digitais que auxiliaram professores e alunos no desenvolvimento do trabalho. As atividades foram divididas em 6 (seis) etapas. i) conhecer o ambiente virtual e um estudo acerca do que é luz; ii) estudar a propagação retilínea dos raios de luz; iii) construção da câmara escura; iv) apresentação de seminário; v) explorar o projeto Simulações Interativas PhET a respeito do assunto de reflexão e refração da luz; e vi) sistematização do conhecimento. Enquanto um estudo de caso, dentre os principais resultados obtidos, destaca-se que durante os momentos de aplicação da SEI, os alunos foram oportunizados com diferentes práticas investigativos, tais como leitura de textos, resolução de problemas e questões abertas, realização de atividades experimentais demonstrativas e investigativas e o uso de laboratório virtual acompanhado por situações problematizadoras. Com isso, os resultados obtidos indicaram um crescimento que possibilitou aos alunos uma atitude mais intensa ao longo da construção do conhecimento cientifico. |