PPGEF PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO EM FÍSICA PROGRAMAS DE PÓS-GRADUACAO - DCME Teléfono/Ramal: No informado

Banca de DEFESA: FRANCISCA TÉRCIA DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FRANCISCA TÉRCIA DA SILVA
DATA: 30/07/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Online-meet
TÍTULO:

A NATUREZA DA LUZ: atividades investigativas experimentais na modalidade de ensino remoto


PALAVRAS-CHAVES:
Ensino Remoto

PÁGINAS: 91
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
RESUMO:
No panorama atual, a crise sanitária mundial decorrente da pandemia por SARS-CoV-2 (do
inglês Severe Acute Respiratory Syndrome Coronavirus 2) mudou a rotina da população em
nível global e, no contexto educacional, levou à suspensão das aulas em escolas públicas e
privadas por longos períodos. Desse modo, profissionais da educação precisaram buscar
novas estratégias e metodologias pedagógicas que exigiram, da educação básica ao nível
superior, diversos níveis de adaptação. Pensando nisso, este trabalho propõe a elaboração de
uma Sequência de Ensino por Investigação (SEI) sobre a natureza da luz, com destaque para o
desenvolvimento de atividades experimentais na modalidade de ensino remoto.
Essencialmente, objetiva-se auxiliar o processo de ensino-aprendizagem de tópicos da Óptica
no Ensino Médio, bem como compreender, minimamente, o processo de construção do
conhecimento em atividades didáticas investigativas. Para isso, a SEI foi aplicado de forma
remota em turmas do 2.o ano do Ensino Médio da Escola Estadual Juscelino Kubitschek,
situada na cidade de Açu/RN, Brasil, totalizando em cerca de cem alunos participantes. O
desenvolvimento da SEI e a análise da aplicação foi embasada em estudos Piagetianos. Com
isso, foi possível analisar as relações metodológicas entre os conhecimentos que o aluno traz
consigo e o adquirido em sala de aula, bem como a utilização de ferramentas digitais que
auxiliaram professores e alunos no desenvolvimento do trabalho. As atividades foram
divididas em 6 (seis) etapas. i) conhecer o ambiente virtual e um estudo acerca do que é luz;
ii) estudar a propagação retilínea dos raios de luz; iii) construção da câmara escura; iv)
apresentação de seminário; v) explorar o projeto Simulações Interativas PhET a respeito do
assunto de reflexão e refração da luz; e vi) sistematização do conhecimento. Enquanto um
estudo de caso, dentre os principais resultados obtidos, destaca-se que durante os momentos
de aplicação da SEI, os alunos foram oportunizados com diferentes práticas investigativos,
tais como leitura de textos, resolução de problemas e questões abertas, realização de
atividades experimentais demonstrativas e investigativas e o uso de laboratório virtual
acompanhado por situações problematizadoras. Com isso, os resultados obtidos indicaram um
crescimento que possibilitou aos alunos uma atitude mais intensa ao longo da construção do
conhecimento cientifico.

MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - GEORGE FREDERICK TAVARES DA SILVA - IFCE
Presidente - 1550250 - JUSCIANE DA COSTA E SILVA
Externo ao Programa - 1805397 - LAZARO LUIS DE LIMA SOUSA
Notícia cadastrada em: 21/07/2021 17:34
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (84) 3317-8210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-prd-sigaa03.ufersa.edu.br.sigaa03