PPGEF PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO EM FÍSICA PROGRAMAS DE PÓS-GRADUACAO - DCME Teléfono/Ramal: No informado

Banca de DEFESA: GLAUCO EDUARDO ROCHA

DISCENTE: GLAUCO EDUARDO ROCHA
DATA: 27/02/2020
LOCAL: Auditório do CCEN

CONSTRUÇÃO E APLICAÇÃO EM SALA DE AULA DE ANÁLOGO MECÂNICO PARA O ENSINO DA TEORIA CINÉTICA DOS GASES.

Ensino de Física, Termodinâmica, Física do Ensino Médio.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física

A teoria cinética dos gases é apresentada aos alunos de ensino médio na maioria dos casos de uma forma estritamente abstrata. Esta problemática está presente nos estudos de pressão, trabalho, temperatura, primeira lei da termodinâmica, máquinas térmicas, processos termodinâmicos, e o que mais relacionarmos ao estudo de um gás. Visando amenizar este problema, construímos uma sequência didática e um dispositivo didático que tem como objetivo modelar o movimento térmico de um gás ideal monoatômico. Abordamos a utilização deste dispositivo didático, de baixo custo, nas aulas de Física para alunos do Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, em Ipanguaçu/RN. Norteamos nosso trabalho, do ponto de vista teórico-pedagógico, a partir da teoria sociocultural de Vygotsky, segundo a qual, os alunos são os protagonistas e o professor mediador. Como forma de analisarmos a intervenção pedagógica registramos os relatos das experiências dos alunos e utilizamos questionários prévios e posteriores à aplicação do produto. Nesse sentido, a análise dos questionários demonstrou resultados significativos na compreensão dos conteúdos com destaque aos momentos em que foram usados o nosso dispositivo.

Externo ao Programa - 1566547 - FRANCISCO EDCARLOS ALVES LEITE
Presidente - 1750267 - GUSTAVO DE OLIVEIRA GURGEL REBOUCAS