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Banca de DEFESA: RONALDO ZACARIAS DE SOUZA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RONALDO ZACARIAS DE SOUZA
DATA: 19/02/2020
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório do CCEN
TÍTULO:

SEQUÊNCIA DIDÁTICA UTILIZANDO LABORATÓRIO COM MATERIAIS DE BAIXO CUSTO EM CALORIMETRIA, ÓPTICA E ELETROMAGNETISMO


PALAVRAS-CHAVES:

Material de baixo custo.


PÁGINAS: 121
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
RESUMO:

Este trabalho propõe uma sequência didática com práticas experimentais utilizando materiais reciclados e de baixo custo para os alunos do ensino médio da Escola de Ensino Médio Helenita Lopes Gurgel Valente, localizada na cidade de Fortim – CE, vislumbrando uma aprendizagem potencialmente mais significativa. Devido à realidade das salas de aulas das escolas públicas, infelizmente o uso de atividades experimentais dificilmente acontece, tornando a disciplina de física apenas teórica e com linguagem matemática exaustiva. Um dos motivos é a falta de laboratórios, ou quando existe, não há materiais para execução dos experimentos. Acreditamos que as aulas experimentais contribuam de forma direta e lúdica na verificação de conceitos apresentados nas aulas teóricas, além da construção de um pensamento científico que desperte o interesse pela física no ambiente escolar, bem como, o desenvolvimento de habilidades experimentais por parte dos estudantes. A sequência didática apresenta três experimentos para a 2ª série, sobre as temáticas: dilatação térmica, calorimetria e óptica; e três experimentos para 3ª série: eletrostática, eletrodinâmica e eletromagnetismo. O referencial teórico usando foram as teorias de aprendizagem de Lev Semyonovitch Vygotsky, que é fundamentada na interação social entre os indivíduos, e na teoria de aprendizagem significativa de David Ausubel. Cada prática aconteceu em seis horas/aulas, sendo uma prática por bimestre. A metodologia utilizada em cada prática foi: levantamentos dos conhecimentos prévios; relação da prática com o cotidiano, sem intervenção do professor; fundamentação teórica; realização do experimento e constatação da aprendizagem do conteúdo discutido. Durante a aplicação do produto percebemos que os experimentos ligados ao cotidiano permitem uma melhor construção do conhecimento para o estudante.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1750267 - GUSTAVO DE OLIVEIRA GURGEL REBOUCAS
Externo à Instituição - JOSE RONALDO PEREIRA DA SILVA - UERN
Presidente - 1550250 - JUSCIANE DA COSTA E SILVA
Notícia cadastrada em: 12/02/2020 08:16
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