PPGEF PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO EM FÍSICA PROGRAMAS DE PÓS-GRADUACAO - DCME Teléfono/Ramal: No informado

Banca de DEFESA: ALDECIR PEIXOTO MAIA

DISCENTE: ALDECIR PEIXOTO MAIA
DATA: 24/01/2020
LOCAL: Auditório do Centro do Ciências Exatas e Naturais - CCEN

O CONFORTO TÉRMICO: UM CONTEXTO PARA ESTUDAR TERMOLOGIA NO ENSINO MÉDIO

Propagação do calor. Conforto térmico. Experimentos com Arduino.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física

No presente trabalho, realizado no âmbito do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF), no polo da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e aplicado em uma turma de segundo ano do ensino médio matutino, na Escola Novo Mundo (ENOM), na cidade de Baraúna/RN, apresentamos uma sequência didática, com doze aulas de 40 minutos cada, sobre fundamentos de termologia, contextualizada na concepção de conforto térmico em ambientes fechados. Apresentam-se situações de aprendizagem visando a atribuição por parte dos alunos de significados a grandezas físicas relacionadas com a propagação do calor, considerando universo vivencial mais imediato desses alunos, suas residências e a escola. Para tanto, são contemplados recursos didáticos diversificados, tais como: aulas dialogadas, vídeos, experimentos demonstrativos, a mediação da umidade relativa do ar e a resistência térmica de paredes, utilizando o Arduino. Tal concepção da sequência didática está em sintonia com os referenciais teóricos presentes nas recomendações didático pedagógicas sugeridas nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino médio. A discussão dos resultados das medições de grandezas físicas relacionadas com o conforto térmico, realizadas pelos alunos nas suas residências e na escola, e as avaliações realizadas indicam para um satisfatório cumprimento dos objetivos da presente proposta de intervenção em sala de aula.

Presidente - 007.660.874-33 - CARLOS ANTONIO LÓPEZ RUIZ - UERN
Externo à Instituição - JOSÉ RONALDO PEREIRA DA SILVA - UERN