PPGEF PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO EM FÍSICA PROGRAMAS DE PÓS-GRADUACAO - DCME Teléfono/Ramal: No informado

Banca de DEFESA: JORGE LUIS MOURA LESSA

DISCENTE: JORGE LUIS MOURA LESSA
DATA: 07/02/2020
LOCAL: Auditório do prédio de laboratórios de ensino

Máquinas eletrostáticas no ensino fundamental: uma proposta educacional para motivar o Ensino de Física conduzida por uma aprendizagem sociocultural.

Eletrostática, oficinas, eletróforo, máquina eletrostática, aprendizagem sociocultural.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física

Neste trabalho realizamos uma análise nos livros: Fundamentos Experimentais e Históricos da Eletricidade de Assis e na teoria sócio histórica de Vygotsky para desenvolver uma atividade de cunho pedagógico relacionada ao ensino de Física em ciências para alunos da oitava série do ensino fundamental. Na atividade foram executadas oficinas através de textos e práticas experimentais em ensino de ciências conectadas a teoria da aprendizagem de Vygotsky, para falar sobre máquinas eletrostáticas e apontá-la como possível estratégia metodológica na transposição didática do conteúdo de física na parte de eletrostática. Neste percurso, desenvolvemos uma abordagem didática direcionada a aprendizagem de Física com aplicação de textos temáticos bem como atividades experimentais fáceis de serem desenvolvidas no ambiente de sala de aula. Na sequência didática, tratamos qualitativamente os conceitos de carga elétrica, campo elétrico e capacitores. Nesta proposta de trabalho foram utilizados materiais de baixo custo para gerar o produto educacional concretizado por meio de três aparatos eletrostáticos: eletróforos, uma máquina de Wimshurst e a chuva elétrica de Kelvin. O modelo de ensino apresentado pode incrementar na ação docente uma interação com maior valorização das relações sociais ligadas à temática eletrostática facilitando a compreensão do conteúdo. Os resultados do pós-teste e do questionário de avaliação indicam indícios eficazes na aprendizagem do aluno e interesse pela Física.

Externo à Instituição - ALEXSANDRO PEREIRA LIMA - UFRN
Interno - 1714269 - ERLANIA LIMA DE OLIVEIRA