PPGEF PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO EM FÍSICA PROGRAMAS DE PÓS-GRADUACAO - DCME Teléfono/Ramal: No informado

Banca de DEFESA: FRANCISCO VANDERLI DE ARAÚJO

DISCENTE: FRANCISCO VANDERLI DE ARAÚJO
DATA: 08/11/2019
LOCAL: Auditório do CCEN, UFERSA, Mossoró - RN

A cultura popular da literatura de cordel no estudo dos fenômenos óticos em nível de Ensino Médio

Ensino de física; Óptica geométrica; Folhetos de Cordel.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física

Essa pesquisa mostra a aplicação dos folhetos de cordéis no ensino de Física. Deve-se fugir do tradicionalismo do ensino que ainda é utilizado nas salas de aulas e mostrar novas ferramentas para tornar a aprendizagem mais efetiva, dessa forma, serão utilizados folhetos de cordéis aplicados no ensino. Esse trabalho tem como objetivo geral, mostrar a ferramenta da literatura de cordel aplicada no ensino de Física, no nível de ensino médio, e perceber que a sua utilização pode melhorar a aprendizagem dos discentes na disciplina de Física, especificamente nos conteúdos de óptica geométrica. Nessa pesquisa, utilizou-se a teoria da aprendizagem mediadora de Lev Vygotsky, onde os alunos (sujeitos centrais da aprendizagem) estudavam os cordéis, e através de debates discutiam a Física presente neles, nessa teoria os alunos são os protagonistas e o professor é apenas um mediador do processo. Foram aplicados folhetos de cordéis sobre os conteúdos de óptica geométrica (Conceitos iniciais de óptica, Espelhos Planos e Leis da Reflexão, Espelhos Esféricos e Instrumentos Ópticos). Utilizou-se as falas dos alunos durante as aulas e em uma entrevista final para se entender, qualitativamente, o uso dessa ferramenta e a assimilação do conhecimento da Física presente nos folhetos que foram confeccionados sobre o tema de óptica geométrica e aplicados na 2ª série de uma escola pública do estado do Ceará. Com a aplicação dos folhetos nas aulas de Física, chegou-se a ótimos resultados na compreensão dos conteúdos. Em virtude dos fatos mencionados, percebe-se que a ferramenta da literatura de cordel pode ser aplicada no ensino de Física e que pode levar os alunos ao principal objetivo do ensino, que é a aprendizagem.

Externo à Instituição - FRANCISCO AUGUSTO SILVA NOBRE - URCA
Presidente - 1714006 - FRANCISCO FRANCINE MAIA JUNIOR