PPGEF PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO EM FÍSICA PROGRAMAS DE PÓS-GRADUACAO - DCME Teléfono/Ramal: No informado

Banca de DEFESA: RAIMUNDO HÉLISON GILÓ NUNES

DISCENTE: RAIMUNDO HÉLISON GILÓ NUNES
DATA: 17/08/2019
LOCAL: Sala 21 do prédio de Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

UMA PROPOSTA DIDÁTICA DE ENSINO DE ONDAS AUXILIADA PELA A CONSTRUÇÃO DE UM TUBO DE KUNDT

Ensino de Física, Ondas sonoras, Física do Ensino Médio

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física

O respectivo trabalho relata a busca de ferramentas de aprendizagem através da construção e aplicabilidade de experimentos por alunos e respectiva apresentação em sala. A proposta foi aplicada em uma turma do 2º ano do ensino médio do colégio Patronato e contou com a participação de 25 alunos. Foi realizada uma análise preliminar das dissertações de artigos e dissertações de algumas universidades, que tratam de experimentos de física para o ensino médio, Universidade do Federal de São Carlos(UFSCar), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Apontou a Aprendizagem Significativa de David Ausubel e a perspectiva sócio interacionista de Vygotsky em relação aos experimentos de Física como referenciais teóricos mais abordado empatada com a Motivação. Nos dados coletados, foram utilizados: Aulas expositivas com atividades extra classe para a resolução antes e após a construção do experimento, roteiros experimentais, questionários, teste prévio e teste final, com “grau de segurança” das respostas dadas e avaliação discente. O respectivo trabalho teve uma análise qualitativa e quantitativa, onde os resultados obtidos pela coleta de dados foram bastante significativos após a utilização da proposta de construção do experimento, bem como a aplicação de novos conceitos de maior relevância conceitual. O teste final, teve um número bem proveitoso de acertos e o grau de segurança do conteúdo revelou que os alunos estavam mais seguros das respostas que acertaram. Já no questionário de avaliação aplicado houve um aumento da nota dada aos alunos pelo professor, reflexo de uma atividade motivadora. Podemos assim dizer que a proposta de construção do experimento, também chamada de intervenção, obteve êxito, para os conceitos relacionados à acústica em especial as ondas estacionárias.

Interno - 383829 - ALEXANDRE JOSE GONCALVES DE MEDEIROS
Presidente - 1750267 - GUSTAVO DE OLIVEIRA GURGEL REBOUCAS