ENSINO DE ELETRICIDADE E MAGNETISMO ORIENTADO POR PROJETOS DE PESQUISA COM SUCATA ELETRÔNICA.
Ensino de Física, Eletricidade, Magnetismo, Ensino Orientado por Projetos, Sucata Eletrônica.
Apresenta-se nesta dissertação o planejamento, a elaboração e a testagem de um produto educacional intitulado Ensino de Eletricidade e Magnetismo Orientado por Projetos de Pesquisa com Sucata Eletrônica. A intervenção didática inclui um semestre de aulas convencionais apoiado no livro-texto adotado na escola; investigação de concepções alternativas sobre circuitos elétricos simples, e a utilização de uma sequência didática similar às unidades de ensino potencialmente significativas (UEPS). Durante o segundo semestre a turma foi dividida em cinco grupos, três dos quais ficaram encarregados de construir uma bobina de Tesla, e os outros dois construíram um detector de metais. Esses equipamentos foram construídos com componentes extraídos pelos próprios alunos,
de computadores que se encontravam fora de uso na escola. Ficou evidente o prazer que os alunos tinham na desmontagem dos computadores e na montagem dos equipamentos. Apesar de ao final da intervenção didática os alunos tenham demonstrado razoável conhecimento declarativo, no sentido ausubeliano, muitos deles continuaram apresentando as concepções alternativas exibidas durante o pré-teste. Esse resultado é similar a muitos reportados na literatura, dando conta da forte persistência de algumas concepções alternativas.