A ENERGIA EÓLICA: UM CONTEXTO DE APRENDIZAGEM DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO
Contextualização. Energia eólica. Física do Ensino Médio
Na sociedade atual é de fundamental importância a utilização de fontes de energia elétrica que sejam renováveis e pouco agridam o meio ambiente. Um exemplo desse tipo de energia é a eólica. No presente trabalho, realizado no âmbito do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF), no polo da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), apresentamos uma sequência didática na qual essa temática é concebida como um contexto de ensino aprendizagem, contemplando conteúdos de mecânica, como as leis de Newton e a cinemática do acoplamento de polias; de termodinâmica, como os processos de transferência de calor relacionados com a origem dos ventos; de hidrodinâmica para explicar os regimes de escoamento do ar na hélice de um aerogerador e seu movimento de rotação; e de eletromagnetismo para exemplificar a conversão, no aerogerador, da energia cinética do vento em energia elétrica. Sua implementação aconteceu numa turma de terceiro ano do Ensino Médio noturno, na Escola Estadual Zenon de Sousa, em Umarizal/RN. A sequência didática foi planejada buscando criar situações que estimulassem o trabalho coletivo e a interação entre professor e alunos, visando uma aprendizagem significativa. Foram utilizados diversos recursos didáticos, tais como: aulas dialogadas, texto guia, atividades experimentais, experimentos demonstrativos e simulações em computador. Como referencial teórico utilizamos a contextualização, complementada com os PCNEM, PCN+ e a teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel, considerando as contribuições de Marcos Antônio Moreira e de Paulo Freire. A sequência é constituída de seis encontros executadas em doze aulas, com tempo de duração de 45 minutos cada. Os resultados das avaliações desenvolvidas durante a sua implementação mostram que seus objetivos foram alcançados.