PPGEF PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO EM FÍSICA PROGRAMAS DE PÓS-GRADUACAO - DCME Teléfono/Ramal: No informado

Banca de DEFESA: CÍCERO DAVID PEREIRA DE MELO

DISCENTE: CÍCERO DAVID PEREIRA DE MELO
DATA: 23/03/2018
LOCAL: Auditório do Centro de Engenharias

UMA PROPOSTA DE ENSINO DE ELETROSTÁTICA NO ENSINO MÉDIO AUXILIADO POR FERRAMENTAS COMPUTACIONAIS

Eletrostática. TDIC. Cargas e Campos.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física

Uma forte tendência demonstrada nos estudos do tema em questão é o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) como ferramentas de apoio no processo de ensino e aprendizagem. O presente trabalho visa analisar a potencialidade da utilização de ferramentas computacionais (simulações e ferramentas de construção de gráficos) no ensino de eletrostática. Para tanto, o produto educacional foi construído visando sequências didáticas, fundamentadas na teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel, a partir da simulação Cargas e Campos do PhET da Universidade do Colorado. Também foi elaborado, como parte do Produto, o material de apoio ao professor de Física, visando a repetição das atividades desenvolvidas nesta pesquisa ou a elaboração de novas atividades. O Produto foi aplicado na E.E.M. Governador Adauto Bezerra de Iguatu-CE, com alunos do ensino médio. Os resultados de aprendizagem obtidos através da análise do pré-teste e pós-teste sugerem eficácia do Produto Educacional, o que pode levar a conclusão que o uso das TDICs alinhado com a utilização de Mapas Conceituais no ensino de Eletrostática demonstram considerável potencialidade.

Presidente - 1646069 - ALEXSANDRO PEREIRA LIMA
Interno - 1750267 - GUSTAVO DE OLIVEIRA GURGEL REBOUCAS