Aventuras na Fenda do Algodão Mocó: Um jogo de tabuleiro que explora o estudo de astronomia e a história da produção de algodão na cidade de Caicó/RN.
Ensino de Física. Ensino de Astronomia. Vygotsky. Jogo de tabuleiro. Algodão Mocó.
Fenda do Algodão Mocó é um jogo de tabuleiro sobre Astronomia, criado para facilitar a aprendizagem e a avaliação de alunos da 1ª e 2ª séries do Ensino Médio, que cursavam a disciplina eletiva com o tema do jogo. Para isso, desenhamos como objetivo atender às recomendações de implementação dos itinerários formativos da BNCC, estabelecendo uma relação com as disciplinas da base, estudadas paralelamente pelos estudantes. O experimento foi realizado na disciplina de Física, fundamentado na teoria histórico-cultural de Vygotsky como uma metodologia inspiradora de ensino-aprendizagem, a qual utiliza a socialização entre indivíduos em um ambiente colaborativo como forma de favorecer a aprendizagem de todos, com especificidade para a multidiversidade de suas ZDPs. A aplicação ocorreu com um grupo de 39 alunos, nos quais foram trabalhados 61 tipos de questões, obtendo-se um índice global de acertos em torno de 64%. Os resultados apontaram a eficiência do jogo, levando em conta depoimentos dos participantes evidenciados em entrevistas, que destacaram ter se divertido e conseguido expandir seus conhecimentos sobre o assunto estudado. Desse modo, reconhecemos a relevância da referida ferramenta para a dinamicidade e inovação do ensino propedêutico ainda efetivado na escola.