ANALIZE AS PROPOSIÇÕES QUÂNTICAS: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA
Física quântica. História em quadrinhos. Ensino.
O presente trabalho é base fundamental para a conclusão do curso mestrado nacional no ensino de física, onde ele faz referência ao uso de uma ferramenta que facilitará o entendimento básico de física quântica, podendo qualquer escola fazer uso desta ferramenta de ensino. Será abordado especificamente o assunto de física quântica que está relacionado ao nosso cotidiano, perpassando o conhecimento livresco. Através do uso de um HQs em que o próprio aluno é autor e coautor de seu aprendizado, a ferramenta proporcionará ao mesmo a possibilidade de entender os fenômenos da física quântica inserido em nosso cotidiano. A história discorrerá a partir de uma personagem principal, filha do autor deste trabalho, onde o diálogo entre os dois está pautado no princípio básico e nas proposições quânticas vivenciadas e não percebida. O trabalho apresentado se torna uma nova forma de transmitir o conhecimento, tentando deixar mais claro e objetivo através da história em quadrinho, pautado na ludicidade e nas imagens a base para o esclarecimento e entendimento de física quântica. O produto educacional será testado na escola Estadual de Educação profissional Edson Queiroz, com alunos do 1o ano do ensino médio, em que será realizado uma intervenção pedagógica para analisar os conhecimentos prévios dos alunos e posteriormente aplicaremos os testes desafios
que se encontram no final de cada capítulo da História em Quadrinhos, para identificarmos o crescimento do saber cognitivo dos alunos em relação ao conhecimento básico sobre física quântica.