Banca de DEFESA: ALEX GARCEZ GOMES CASTRO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALEX GARCEZ GOMES CASTRO
DATA: 14/12/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Sala do google meet
TÍTULO:

DO LED AO TRANSISTOR: UMA PROPOSTA DE ENSINO DE EFEITO FOTOELÉTRICO


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de Física, Física Moderna e Contemporânea


PÁGINAS: 120
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
RESUMO:

O intuito deste trabalho é promover a discussão de metodologias alternativas de ensino, mais especificamente sobre a realização de atividades experimentais no ensino de física, que enriqueçam o processo ensino-aprendizagem, estimulando o debate, a busca pelo conhecimento, a investigação cientifica e dentre outras habilidades, para isso foi elaborada uma sequência didática, assim como a elaboração de um dispositivo experimental, no qual fosse possível medir a constante de Planck, tão logo é possível notar que o foco do estudo, voltasse para abordar o conteúdo de efeito fotoelétrico, importante tema da física moderna e contemporânea, que provocou uma grande revolução, dentro da perspectiva cientifica da época e até hoje protagoniza profundas transformações tecnológicas, devido a suas aplicações. A aplicação da sequência didática foi realizada em turma de 2ª e 3ª série do ensino médio com alunos de rede pública de ensino, utilizando-se de pedagogia Freiriana e dos três MPs de Delizoicov, no intuito de construir uma aula dialógica, participativa e investigativa, de modo que a compreensão das ideias da física se dê, de forma significativa e possam ser mais palpáveis aos estudantes, aproximando a ciência de suas realidades.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1750267 - GUSTAVO DE OLIVEIRA GURGEL REBOUCAS
Externo ao Programa - 1055712 - HIDALYN THEODORY CLEMENTE MATTOS DE SOUZA
Externo à Instituição - JOSE RONALDO PEREIRA DA SILVA - UERN
Externo ao Programa - 1805397 - LAZARO LUIS DE LIMA SOUSA
Notícia cadastrada em: 07/12/2021 16:05
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (84) 3317-8210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-prd-sigaa02.ufersa.edu.br.sigaa02