Banca de DEFESA: JOÃO PAULO FERREIRA

DISCENTE: JOÃO PAULO FERREIRA
DATA: 22/12/2020
LOCAL: meet.google.com/waz-evrg-hrj

CONSTRUÇÃO DE FOGUETES COM GARRAFAS PET PARA A MOSTRA BRASILEIRA DE FOGUETES (MOBFOG) DA OLIMPIADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA E ASTRONÁUTICA (OBA): UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA UTILIZANDO GIBI

Astronomia; Astronáutica; Ensino.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física

Os foguetes foram os veículos autônomos mais antigos que já existiram na humanidade e que, hoje, com a evolução das tecnologias e o avanço nos estudos da ciência, sobretudo na área na física, pudemos ver o crescimento na construção de foguetes modernizados, em que já possibilitaram o homem de chegar até a lua. Considerando a admiração por esses estudos, surgiu em 1988, a então Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), com o
propósito de fazer e incentivar à ciência nas escolas do Brasil. Com isso, esta pesquisa emergiu do interesse em levar alunos, da cidade de Rodolfo Fernandes, interior do Estado do Rio Grande do Norte, a elaborarem seus próprios foguetes com a utilização de garrafas PET e, principalmente, a produzirem seu manual. No entanto, para se chegar a esses resultados, partimos de objetivos específicos: i) aula preparatória para a prova da OBA; ii) realizar à prova da OBA e ser medalhista; iii) oficina para a construção de foguetes, utilizando o manual que apresenta no site da OBA; iv) competição interna realizada na escola, buscando um alcance horizontal que classifique para à MOBFOG, que ocorre na Barra do Piraí – RJ e v) participar da MOBFOG e ser medalhista. Em nosso trabalho, o professor será apenas o mediador do conhecimento, uma vez que, o aluno, irá despertar seu interesse pela busca e pesquisa para aprofundar seus conhecimentos. Como resultados, na prova da OBA tivemos um aluno medalhista de bronze e, uma equipe com três alunos, foram premiados com medalha de prata no MOBFOG no Rio de Janeiro.

Externo à Instituição - FRANCISCO DE ASSIS SOUSA - IFRN
Interno - 1866964 - GEOVANI FERREIRA BARBOSA