Banca de DEFESA: ROBERTO WANDERLEY DE SOUZA

DISCENTE: ROBERTO WANDERLEY DE SOUZA
DATA: 29/07/2020
LOCAL: Webconferência - Google Meet

UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O USO DO MULTÍMETRO COMO UMA FERRAMENTA NA APRENDIZAGEM DE MEDIDAS ELÉTRICAS NO ENSINO MÉDIO

Multímetro; Eletricidade; Ensino em Física.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física

O trabalho buscou mostrar através da experimentação uma sequência didática a ser realizada com o auxílio do instrumento de medição multímetro como uma ferramenta alternativa na aprendizagem de medidas elétricas estudas nos conteúdos didáticos de física do ensino médio em eletrodinâmica. Sendo a presente proposta didática aplicada a 24 alunos do 3 ano do ensino médio, turma B, da Escola Estadual do Ensino Médio em Tempo Integral Desembargador Silvério Soares, situada na cidade de Areia Branca, no estado do Rio Grande do Norte. Tendo nesta uma sequência iniciada por meio de pré-teste como forma de averiguar os conhecimentos prévios dos alunos. Seguido estas por revisões de dissertações, artigos de universidades, revistas e sites confiáveis para elaboração de referências, com metodologia baseada em troca de experiências essenciais na construção da aprendizagem. Além de roteiro didático de aulas expositivas, demonstrativas e de questionário de atividades para a realização das práticas experimentais realizadas com o auxílio do multímetro digital, entre outros componentes elétricos como lâmpadas e resistores, que permitiu ao alunado ativamente construísse e soluciona-se os problemas propostos. Com os resultados das fases anteriores visemos uma análise qualitativa dos dados colhidos, cujos estes resultados apontaram uma apropriação no conhecimento das grandezas físicas da eletrodinâmica e suas medições através do aparelho multímetro por parte dos grupos formados.

Externo à Instituição - AUGUSTO CÉSAR LIMA MOREIRA - UFPE
Interno - 1714269 - ERLANIA LIMA DE OLIVEIRA