Banca de DEFESA: MAXWELL LIMA MACIEL FILHO

DATA: 14/02/2020
LOCAL: Auditório do CCEN

USO DA HISTÓRIA EM QUADRINHO “USS FREEDOM” PARA O ENSINO DE FÍSICA

História em quadrinhos no ensino de Física; parâmetros curriculares nacionais; aprendizagem significativa.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física

Desde o começo do século passado as histórias em quadrinhos (HQ) já eram conhecidas por uma parcela da população e foram difundidas no decorrer de todo o século. Usadas inicialmente para o entretenimento do público infanto-juvenil atualmente vêm ganhando destaque no cenário educacional. Com sua linguagem simples e ilustrações que chamam a atenção do publico jovem, os HQ são boas alternativas na busca de novos métodos de ensino e aprendizagem. Dentro deste cenário, o presente trabalho tem como objetivo estimular o interesse dos discentes pela Física utilizando como ferramenta pedagógica uma história em quadrinhos, sobre uma viagem que retrata uma aventura de quatro tripulantes em uma nave espacial tentando salvar a humanidade. Ao longo da história, podemos observar situações cujos tripulantes estabelecem diálogos entre si a respeito de fenômenos físicos, e desenvolvem várias discussões e indagações, aguçando a curiosidade e causando envolvimento do leitor com a temática, . A aplicação do produto foi realizada com a turma do primeiro ano do ensino médio na escola pública Governador Adauto Bezerra localizado em Fortaleza. Os resultados foram coletados a partir de problemáticas e questionamentos sobre os temas envolvidos na história. Essa problemática possibilita que os alunos expressem suas ideais, interagindo com os colegas e com o professor na construção do conhecimento. Sendo assim, esse trabalho auxiliar o aluno a entender conceitos de maneira dinâmica e eficaz e julgamos que esse material servirá como ferramenta de incentivo aos docentes na construção do conhecimento.

Presidente - 1714269 - ERLANIA LIMA DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - GILVAN LUIZ BORBA - UFRN