Banca de DEFESA: JOSE CARLOS DE FRANCA

DISCENTE: JOSE CARLOS DE FRANCA
DATA: 14/02/2020
LOCAL: AUDITÓRIO DO CCEN

UTILIZANDO UM JOGO VIRTUAL PARA ENFATIZAR CONCEITOS DE GRANDEZAS FÍSICAS NO ESTUDO DA ATMOSFERA NO ENSINO FUNDAMENTAL.

Atmosfera Terrestre, Conceitos de Grandezas Físicas no Ensino Fundamental, Aprendizagem Baseada em Jogos Digitais.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física

As grandezas da Física estão diretamente relacionadas ao entendimento dos mais diversos fenômenos do cotidiano. No entanto, a compreensão de seus conceitos, por parte dos alunos, na maioria das vezes, é comprometida, em decorrência da forma como são trabalhados em sala de aula. Isso se torna mais evidente, no Ensino Fundamental, na disciplina de Ciências, na qual esses conceitos estão presentes. Entre os fatores que contribuem para isso, e que podem agir isoladamente, ou de forma conjunta estão: professores que não possuem formação especifica na área de Ciências da Natureza, especialmente de Física; uso de metodologias que privilegiam o livro didático; a não abordagem ou tratamento superficial desses conceitos, negligenciando seu potencial para explicar situações do dia a dia. Diante disso, esse trabalho apresenta a aplicação de um produto educacional, que corresponde a uma sequência didática, a partir do jogo virtual educacional Viagem Na Atmosfera Terrestre, fazendo uso da aprendizagem baseada em jogos digitais, que por sua vez, teve a pretensão de desenvolver nos alunos uma aprendizagem significativa, colocando os alunos no centro desse processo. Esse jogo, que simula a atmosfera terrestre, foi desenvolvido no Unity 3D, com a finalidade de enfatizar os conceitos das grandezas físicas presentes no estudo da atmosfera terrestre, no Ensino Fundamental II (anos finais), na 6ª ou 7ª série dessa etapa de ensino. Essas grandezas, a saber, volume, massa, peso, densidade, pressão, temperatura, calor e umidade, estão presentes em situações e fenômenos do cotidiano. A aplicação do produto educacional, em uma turma da 6ª série do Ensino Fundamental II, de uma escola do município de Afonso Bezerra/RN, foi satisfatória, havendo ampla aceitação do jogo, evidenciados nos questionários de opinião, participação e comentários dos alunos durante todas as etapas dessa proposta, que permitiu que os mesmos entrassem em contato com esses conceitos físicos, fazendo-os perceber sua importância no entendimento de fatos presentes na realidade, e de certa forma, contribuindo ainda, para diminuir o possível impacto que os conteúdos da disciplina de Física possam ter futuramente no Ensino Médio.

Presidente - 007.660.874-33 - CARLOS ANTONIO LÓPEZ RUIZ - UERN
Externo à Instituição - GILVAN LUIZ BORBA - IFRN