Banca de DEFESA: BÁRBARA NICELLE MACIEL FARIAS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: BÁRBARA NICELLE MACIEL FARIAS
DATA: 01/11/2019
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório do CCEN
TÍTULO:

Manual de Demonstrações Experimentais Simples para Aulas de Física.


PALAVRAS-CHAVES:

Experimentos de Baixo Custo.


PÁGINAS: 180
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
RESUMO:

É sabido que as aulas com experimentos físicos são as que mais motivam os alunos no ensino médio, porém, para o professor, está cada vez mais difícil incluí-las no seu planejamento. O ensino de Física há bastante tempo vem enfrentando grandes desafios, como a falta de interesse dos alunos, a falta de estrutura física e material nas escolas para elaboração de aulas experimentais, além de pouco tempo pedagógico em sala de aula e de planejamento para realizá-las. Uma opção viável para sanar essas dificuldades seria o planejamento de aulas com demonstrações de experimentos de baixo custo. Nesta dissertação será apresentado todo o procedimento de construção e aplicação de um produto educacional, com o título de Manual de Demonstrações Experimentais Simples Para Aulas de Física, o qual visa auxiliar na elaboração de aulas com experimentos demonstrativos com material de baixo custo ou reciclável, afim de despertar o interesse dos alunos pelas aulas de Física. Para a elaboração desse produto educacional foram analisadas teorias de aprendizagem e ideias de pensadores importantes, como Ausubel, Paulo Freire, Skinner e Vergnaud. O manual é constituído de 20 demonstrações experimentais que envolvem conteúdos desde a Mecânica até o Eletromagnetismo, os quais poderão ser realizadas paralelamente à exposição do conteúdo. Cada demonstração apresenta o conteúdo abordado dentro da Física, uma breve fundamentação teórica, o material necessário, ilustrações e uma proposta de uso que envolve alguns questionamentos. Não é intenção deste produto disponibilizar sequências didáticas ou planos de aula prontos, mas sim, apresentar uma demonstração experimental que poderá ser adicionada ao plano de aula do professor. O manual foi utilizado por professores de Física do ensino médio de escolas públicas e particulares da cidade de Aracati de maneira livre, dentro de suas aulas. Os resultados foram analisados a partir do ponto de vista de seus alunos por meio de enquetes e discussões em grupo. Por fim, foi concluído que o produto educacional contribuiu bastante com o interesse dos alunos pelas aulas de Física e com o processo de ensino e aprendizagem, além de auxiliar no planejamento da aula de Física junto aos professores.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 383829 - ALEXANDRE JOSE GONCALVES DE MEDEIROS
Presidente - 1550250 - JUSCIANE DA COSTA E SILVA
Externo à Instituição - MILTON THIAGO SCHIVANI ALVES - UFRN
Interno - 2752035 - RAFAEL CASTELO GUEDES MARTINS
Notícia cadastrada em: 30/10/2019 09:59
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (84) 3317-8210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-prd-sigaa01.ufersa.edu.br.sigaa01