Banca de DEFESA: HAMILTON JOSE DUARTE DE CASTRO

DISCENTE: HAMILTON JOSE DUARTE DE CASTRO
DATA: 01/02/2019
LOCAL: Auditório do CCEN, UFERSA, Mossoró - RN

ESTUDO DA 1ª LEI DE OHM NAS ASSOCIAÇÕES DE RESISTORES ATRAVÉS DE SIMULADOR NO SCRATCH, APLICADA EM TURMAS DE 3º ANO DO ENSINO MÉDIO

Ensino de Física, Multimédias, Circuitos elétricos e Lei de Ohm.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física

Esse trabalho é parte integrante do currículo para conclusão do curso do mestrado nacional profissional no ensino de física e faz referência ao uso de uma nova tecnologia chamada SCRATCH para melhorar a metodologia do ensino de física, em instituições que não possuem laboratórios didáticos de física ou onde os mesmos estejam sucateados. Será abordado especificamente o assunto de eletricidade (circuitos elétricos), buscando mostrar especificações dos circuitos elétricos em série, em paralelo e misto, identificando a relação das grandezas elétricas da 1ª Lei de Ohm. Através de um simulador em que o próprio discente tem a possibilidade de montar seu circuito e descobrir as várias situações durante a montagem. O trabalho apresentado é uma maneira lúdica de mostrar o funcionamento dos equipamentos de circuitos elétricos.
O produto educacional foi testado na escola de ensino médio Professor Flávio Ponte, com alunos dos 3º anos do turno noturno, em que a metodologia foi a aplicação de um pré-teste para analisar o conhecimento prévio dos alunos, logo após foi feita a intervenção nas turmas e por fim foi aplicado um pós-teste para identificarmos o crescimento do saber cognitivo dos alunos em relação ao assunto abordado.
Chegamos à conclusão que a produção de conhecimento feita através de estímulos visuais e auditivos faz com que o aluno tenha uma aprendizagem mais significativa do conteúdo abordado.

Presidente - 1646069 - ALEXSANDRO PEREIRA LIMA
Interno - 1550250 - JUSCIANE DA COSTA E SILVA
Externo à Instituição - PAULO DANTAS SESION JÚNIOR - UFRN
Notícia cadastrada em: 11/01/2019 08:12