EXPERIMENTOS DE BAIXO CUSTO PARA ABORDAR CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS SOBRE CORRENTE ELÉTRICA EM CIRCUITOS SIMPLES
Ensino de Física, Eletricidade, Magnetismo, Experimentos de baixo custo, Concepções alternativas
Descreve-se nesta dissertação, o planejamento, a elaboração e a aplicação de um produto educacional voltado para o uso de materiais de baixo custo na fabricação de circuitos elétricos simples destinados à abordagem de conceitos básicos de eletricidade no ensino médio. O produto foi aplicado em uma escola pública na cidade de Itaiçaba, mesorregião do Jaguaribe, no Estado do Ceará. Das respostas apresentadas no pré-teste e nas entrevistas clínicas, observamos a recorrência de concepções alternativas há muito tempo relatadas na literatura. Concluímos que uma abordagem pedagógica fazendo uso concomitante de experimentos e entrevistas clínicas, pode ser potencialmente útil para proporcionar superação de concepções alternativas, com mudança conceitual. Ao longo de todo o processo de ensino-aprendizagem, era notável o encantamento dos alunos, à medida que manuseavam os circuitos e visualizavam as soluções das questões que lhes foram colocadas como pré-teste. Demonstravam satisfação porque comprovavam algo com equipamentos que eles haviam construído.