Banca de DEFESA: ALEXANDRE CHAVES DA SILVA

DISCENTE: ALEXANDRE CHAVES DA SILVA
DATA: 23/03/2018
LOCAL: Auditório do Centro de Ciências Exatas e Naturais - UFERSA

Lâminas em alto relevo para o ensino de ondas e fenômenos ondulatórios a deficientes visuais

Ensino de Física, Ondas, Fenômenos Ondulatórios, Deficiente Visual, Método Braille.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física

Apresenta-se nesta dissertação o planejamento, a elaboração e a testagem de um produto educacional intitulado Lâminas em Alto Relevo para o Ensino de Ondas e Fenômenos Ondulatórios a Deficientes Visuais. Quarenta e sete Lâminas em alto relevo foram confeccionadas em material plástico, com o uso de punções comerciais do tipo punção de centro de 5 mm (utilizada para o contorno das imagens), PZ1 (utilizada para representação de curvas) e T10 (utilizada para salientar pontos ou estruturas diferentes das anteriores). Foi abordado o conteúdo básico do que se costuma denominar ondulatória nos livros didáticos do ensino médio. O produto foi testado em dez aulas de uma hora e quarenta minutos, ministradas a um deficiente visual total, cujo conhecimento prévio no assunto foi avaliado por meio de um pré-teste com questões do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Ao final da testagem, a apropriação conceitual do aluno foi avaliada por meio de um pós-teste, com cinco questões extraídas do pré-teste e outras cinco questões também extraídas do ENEM, mas diferentes daquelas usadas no pré-teste. Pelo rendimento do estudante no pós-teste, e pela sua evidente satisfação, externada em diversos comentários, acredita-se que o produto é potencialmente útil para uso em larga escala.

Presidente - 163.576.637-00 - CARLOS ALBERTO DOS SANTOS - UFRGS
Interno - 1714269 - ERLANIA LIMA DE OLIVEIRA