PPGEE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO - CE Telefone/Ramal: 33178386/1799

Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSÉ ROSENILDO BEZERRA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOSÉ ROSENILDO BEZERRA DA SILVA
DATA : 29/05/2024
HORA: 07:30
LOCAL: Laboratório de Microondas/CITEd
TÍTULO:

RECUPERAÇÃO DE ENERGIA MAGNÉTICA EM LINHAS DE TRANSMISSÃO E DE DISTRIBUIÇÃO APLICADA NA IDENTIFICAÇÃO DE FALHAS EM ISOLADORES ELÉTRICOS.


PALAVRAS-CHAVES:

Falhas de Isolação em LT’s. Sensor de corrente de fuga. Recuperação de energia magnética. Redes LoRa. Sistema SCADA.


PÁGINAS: 44
RESUMO:

O nível de desenvolvimento técnico e econômico de uma sociedade está intimamente relacionado com as formas e a disponibilidade da energia produzida. A eletricidade por sua vez, é uma das formas mais importantes, sendo geralmente produzida em grandes usinas, distante das unidades consumidoras, precisando ser transmitida e distribuída através de cabos condutores fixados em torres ou postes utilizando conjuntos de dispositivos com função de sustentação mecânica e isolação elétrica, os isoladores. Um dos problemas mais comuns nesses isoladores são as correntes de fuga, que provocam interrupções no fornecimento da energia e consequentemente manutenções não programadas. Para garantir a alta eficiência dos setores produtivos e a qualidade de vida da população, é necessário otimizar esse sistema com medidas como a supervisão constante dos dispositivos que o constituem, assegurando as condições de operabilidade e mantendo a qualidade do serviço. O trabalho proposto tem como objetivo principal, desenvolver um sistema eletrônico que possibilite a identificação local e remota dessas fugas de corrente nos isoladores, fornecendo dados que facilitem o planejamento das operações de manutenção, permitindo inclusive a antecipação das falhas mais graves. A pesquisa é experimental de natureza aplicada, sendo que até o momento foram realizadas a revisão da literatura e a escolha da técnica de medição para o desenvolvimento do elemento sensor. Os próximos passos compreendem a modelagem e simulação do sensor decorrente, o desenvolvimento dos circuitos eletrônicos e do sistema supervisório, as simulações, a prototipagem e os testes de laboratório, para levantamento e análise dos dados, visando a validação dos resultados e a análise de eficácia e de viabilidade construtiva do sistema.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1721067 - HUMBERTO DIONISIO DE ANDRADE
Presidente - 1161204 - IDALMIR DE SOUZA QUEIROZ JÚNIOR
Interno - 1158600 - ISAAC BARROS TAVARES DA SILVA
Interna - 3295961 - SAMANTA MESQUITA DE HOLANDA
Notícia cadastrada em: 27/05/2024 11:38
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (84) 3317-8210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-prd-sigaa02.ufersa.edu.br.sigaa02