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Banca de QUALIFICAÇÃO: ANTÔNIO JOSÉ NOGUEIRA JÚNIOR

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANTÔNIO JOSÉ NOGUEIRA JÚNIOR
DATA : 25/04/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Sala de Reuniões do Centro de Engenharias
TÍTULO:

VIABILIDADE TECNO-ECONÔMICA E VALOR RESIDUAL DE MOTORES ELÉTRICOS DE BAIXO RENDIMENTO SUBSTITUÍDOS POR MOTORES ELÉTRICOS IR3.


PALAVRAS-CHAVES:

Motores de Indução Trifásicos (MIT), Eficiência Energética, Tempo de Serviço, Tempo do Estudo, Análise dos Custos do Ciclo de Vida (ACCV), Economia Líquida.


PÁGINAS: 48
RESUMO:

A crescente preocupação com as alterações climáticas devido às emissões de gases de efeito estufa (GEE) tem fundamentado esforços globais para redução. As ações de eficiência energética (AEE) e o gerenciamento pelo lado da demanda (GLD), são interessantes em sua utilização mais sustentáveis e vêm se expandido ao longo dos anos no setor industrial. Tal setor tem parcela significativa no consumo energético e é um excelente campo para práticas de ações de eficiência energética. A substituição de motores de baixo rendimento por motores de alto rendimento é uma AEE muito comum neste setor. Entretanto, motores de alto rendimento ainda apresentam um elevado custo, tornando necessário uma análise técnico-econômica a fim de determinar a viabilidade da ação. Para isto, a análise de custos de ciclo de vida (ACCV) tem se mostrado uma excelente alternativa para verificação de viabilidade econômica de AEE devido sua metodologia que considera as despesas durante todo o ciclo de vida um projeto ou equipamento, incluindo despesas operacionais e valores residuais, diferenciando-a de outros métodos de análise de viabilidade econômica. Considerando que os investidores, gestores e outras pessoas destas indústrias necessitam de mais informações para tomadas de decisões que envolvem minimização de custos e manutenção do lucro, o objetivo deste trabalho é apresentar uma metodologia para calcular a influência do período de estudo em um processo de substituição de motores elétricos de baixo rendimento por outros de rendimento superior, baseados na vida útil destes equipamentos. Este trabalho mostra também, matematicamente, o valor residual que o motor a ser substituído afeta na viabilidade econômica da substituição, i.e., é necessário precificar o valor que os motores ainda possuem ao término de um tempo de serviço. Para isto, em um estudo de caso foram utilizados dados de rendimento de motores IR2 e IR3 disponíveis pelos de fabricantes, dados tarifários e de consumo de energia elétrica na indústria, além de variáveis econômicas consolidadas e conhecidas (taxa de escalada de energia elétrica, taxa de desconto, variação das tarifas de eletricidade etc.). A simulação realizada previu um cenário de substituição de motores aplicando-se o método da Economia Líquida, ou Net Savings, para tempos de serviços diferentes em cada motor. Verificou-se que, ao fim do período da ACCV o valor residual varia de acordo com o tempo de serviço dos motores utilizado na análise e com o tempo do estudo.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1806415 - ADRIANO ARON FREITAS DE MOURA
Externo à Instituição - RICARDO SILVA THÉ PONTES - UFC
Externo ao Programa - 1036580 - ROGERIO DIOGNE DE SOUZA E SILVA - nullPresidente - 1551469 - VICTOR DE PAULA BRANDÃO AGUIAR
Notícia cadastrada em: 12/04/2023 07:07
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