ESTUDO DA INFLUÊNCIA DE FATORES EXTERNOS NO DESEMPENHO DE SISTEMAS FOTOVOLTAICOS CONECTADOS À REDE DE BT UTILIZANDO O SOFTWARE ATP
Desempenho de sistemas fotovoltaicos. Irradiância solar. Temperatura do local de instalação. Sombreamento de módulos fotovoltaicos. Software ATP.
O desempenho dos sistemas fotovoltaicos é fundamentalmente impactado por fatores externos, dentre eles variáveis climáticas como a irradiância solar incidente e a temperatura do local de instalação, e o sombreamento dos módulos do arranjo. De modo que, diante de condições desfavoráveis, pode-se reduzir substancialmente a eficiência do sistema. Dessa forma, este trabalho tem como objetivo desenvolver um modelo computacional, através de técnicas de modelagem no software ATP (Alternative Transient Program), para a realização de simulações e do estudo do funcionamento e do desempenho de sistemas fotovoltaicos conectados à rede de energia elétrica de BT (Baixa Tensão), diante da influência de fatores externos: irradiância solar, temperatura e sombreamento. A metodologia adotada neste trabalho conterá cinco etapas: fundamentação teórica, modelagem matemática e computacional, simulações, comparação dos resultados e validação do modelo desenvolvido. A contribuição deste trabalho consiste no desenvolvimento de uma ferramenta que permitirá a realização de estudos e de análises do comportamento do fluxo de energia e do desempenho de sistemas fotovoltaicos conectados à rede de energia elétrica de BT, garantindo os padrões necessários de segurança, de continuidade e de qualidade ao suprimento elétrico das unidades consumidoras. Como resultados e principais conclusões, espera-se a validação do modelo desenvolvido, bem como a quantificação do impacto real dos fatores externos analisados no funcionamento e no desempenho de sistemas fotovoltaicos conectados à rede de energia elétrica de BT.