RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ENVOLVENDO ÁREAS DE FIGURAS PLANAS: CONSTRUINDO SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS PARA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA.
resolução de problemas; formação continuada de professor; área de figuras plana. |
Esta dissertação investiga como a formação continuada pode impactar a prática diária do professor de Matemática quando fundamentada na Resolução de Problemas com a utilização do software GeoGebra. O objetivo principal é propor uma formação continuada voltada para professores de Matemática, focada na Resolução de Problemas relacionados às Áreas de Figuras Planas, integrando a metodologia de Polya e o uso do GeoGebra. Para alcançar esse objetivo, a pesquisa busca proporcionar aos professores um conhecimento aprofundado sobre áreas de figuras planas, capacitando-os na identificação e interpretação de problemas geométricos e fornecendo ferramentas pedagógicas que promovam a integração entre teoria e prática. Além disso, a dissertação utiliza problemas selecionados da OBMEP, do livro "Temas e Problemas Elementares", e do PAPMEM, estimulando a aplicação do método de Polya em conjunto com o GeoGebra. A coleta de dados foi realizada por meio de pesquisa documental, selecionando problemas de áreas de figuras planas de diversas fontes, e desenvolvendo cinco problemas-modelo que foram aplicados em sequências didáticas. Esses modelos são apresentados através de diálogos fictícios entre professor e aluno, e professor-formador e professor-aluno, demonstrando a aplicabilidade prática da formação continuada proposta. A dissertação pretende contribuir para a melhoria na formação dos professores de Matemática, oferecendo uma abordagem inovadora que combina a Resolução de Problemas e ferramentas tecnológicas, promovendo uma atualização contínua e a construção coletiva do conhecimento.