PPGMat PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA PROGRAMAS DE PÓS-GRADUACAO - DCME Téléphone/Extension: Indisponible

Banca de DEFESA: WELLINGTON DE ALMEIDA JÁCOME

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : WELLINGTON DE ALMEIDA JÁCOME
DATA : 23/08/2024
HORA: 08:30
LOCAL: Google Meet: https://meet.google.com/oao-agur-hgh
TÍTULO:

Modelagem Matemática: Uma Sequência Didática Aplicando Função Polinomial do 1ºgrau na Conta de Energia Residencial dos Alunos.


PALAVRAS-CHAVES:

Modelagem Matemática; Sequência Didática; Função Polinomial do 1º grau.


PÁGINAS: 112
RESUMO:

Este trabalho buscou direcionar, mediante a abordagem de estratégias de ensino e aprendizagem, cujo objetivo geral é o desenvolvimento de uma Sequência Didática utilizando as concepções de Modelagem Matemática, avaliando suas contribuições no ensino do conteúdo Função Polinomial do 1º grau associada ao emprego do software dinâmico GeoGebra no esboço gráfico, investigando aspectos da conta de energia residencial dos alunos da Escola Estadual Professor Daniel Gurgel na cidade de Janduis/RN. A temática está prevista na BNCC, com o intuito de levar o aluno a confrontar situações numa perspectiva mais ampla de sua realidade, superando as dificuldades matemáticas evidenciadas pelas avaliações SIMAIS/RN aplicadas nos anos de 2017, 2018, 2019, 2022 e 2023, de modo a construir um diagnóstico da relação ensino e aprendizagem e, com isso, poder contribuir para o desenvolvimento de competências e habilidades para o aprendizado da Matemática. Para tanto, foi realizada uma pesquisa-ação participante de abordagem qualitativa e desenvolvida em três etapas: atividade de sondagem, atividade interventiva e atividade avaliativa. Verificou-se a excelente contribuição proporcionada pela aplicabilidade da Modelagem Matemática que muito contribuiu para a aprendizagem do conteúdo Função Polinomial do 1º grau, enquanto estratégia de ensino. Os resultados revelaram ainda, que a Modelagem Matemática pode ser um instrumento de aprendizagem significativa e de motivação na construção do conhecimento matemático, tendo a capacidade de inserir o contexto social do aluno nas aulas de Matemática, proporcionando contextualização do conteúdo a partir de modelos matemáticos e promovendo aulas dinâmicas e lúdicas dentro e fora do ambiente escolar do aluno. Os autores que serviram de embasamento teórico para o nosso trabalho são: Bassanezi (2002); Biembengut e Hein (2003); Biembengut (1990); Burak (2012; 1992); Aragão (1976); Zabala (1998); Santos (2006); D’Ambrósio (2005); Peretti e Tonin (2013); Oliveira (2013); Paz (2022), dentre outros.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 1806322 - FABIANE REGINA DA CUNHA DANTAS ARAUJO
Externo à Instituição - FRANCISCO CARPEGIANI MEDEIROS BORGES - UFDPAR
Presidente - 1526099 - LUIZA HELENA FELIX DE ANDRADE
Notícia cadastrada em: 09/08/2024 09:20
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