PPGMat PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA PROGRAMAS DE PÓS-GRADUACAO - DCME Téléphone/Extension: Indisponible

Banca de DEFESA: ANTONIO NEUDVAM BANDEIRA LIMA

DISCENTE : ANTONIO NEUDVAM BANDEIRA LIMA
DATA : 21/06/2024
LOCAL: meet.google.com/hcf-wzzu-etf

Análise e Identificação de Lacunas no Aprendizado Matemático: Um Estudo sobre os Conceitos do Ensino Fundamental II que Demandam Aprendizado no Ensino Médio

Lacunas de aprendizagem; Recomposição de aprendizagem; Metodologias de ensino

Muitos alunos ingressam no Ensino Médio com bastante dificuldade na disciplina de Matemática. As lacunas de aprendizagem que esses alunos possuem advindas do Ensino Fundamental II agravam a situação, principalmente no desenvolvimento de novos conteúdos dessa área. O objetivo desse trabalho foi identificar e recompor um conteúdo de Matemática do Ensino Fundamental II que os alunos do Ensino Médio possuíam maior dificuldade. Através de uma avaliação diagnóstica, analisou-se os assuntos mais defasados, e selecionou-se um deles com o intuito de trabalhar uma recomposição de aprendizagem. O assunto de equação do 2º grau foi trabalhado, inicialmente, fazendo um breve passeio pela construção histórica do mesmo. Em seguida foi explanado o conteúdo utilizando ferramentas tecnológicas digitais como softwares, notebook e Datashow, para promover curiosidade e interação. Adiante, foi utilizado materiais concretos para revisitar e fixar conceitos e resoluções do tema escolhido. Empregada essa mescla de metodologias, foi possível recompor esse conteúdo de maneira mais dinâmica e envolvente, dessa forma, atingindo a maior quantidade de alunos. Ao final, foi aplicada uma avaliação de verificação de conteúdo. Foi comparado o resultado das duas avaliações, e com isso foi possível concluir que a metodologia apresentou resultados positivos, com um aumento percentual significativo. Isso nos mostra que a abordagem influencia a maneira na qual o aluno constrói seu conhecimento, e quando combinadas várias ferramentas e a interdisciplinaridade, é possível melhorar a qualidade das aulas, resultando numa aprendizagem mais significativa.

Externo à Instituição - ELIAS DAS NEVES FREIRE - IFRN
Interno - 1673887 - ELMER ROLANDO LLANOS VILLARREAL