PPGMat PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA PROGRAMAS DE PÓS-GRADUACAO - DCME Téléphone/Extension: Indisponible

Banca de DEFESA: ANDERSON BRUNO ALVES SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANDERSON BRUNO ALVES SILVA
DATA : 16/05/2024
HORA: 15:00
LOCAL: Google Meet (Remota)
TÍTULO:

COMPETÊNCIAS DIGITAIS DISCENTE – APLICAÇÃO DO USO DE SOFTWARES EDUCATIVOS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA.


PALAVRAS-CHAVES:

Competência digital, Discentes, Ensino – Matemática, Softwares educativos.


PÁGINAS: 79
RESUMO:

O crescente desenvolvimento das tecnologias proporcionou mudanças que impactam imensamente as sociedades. Destaca-se que as tecnologias estão presentes em todas as esferas sociais, incluindo o âmbito educacional. Assim, entende-se que na sociedade contemporânea, o uso das tecnologias é fator essencial para que os indivíduos possam ser membros do processo social. Nessa acepção, destaca-se que o desenvolvimento tecnológico exige que as pessoas desenvolvam competências a fim de acompanhar as demandas vigentes da sociedade. No contexto educacional, proposta desta pesquisa, desenvolver habilidades e competências tecnológicas é essencial para acompanhar as evoluções do setor. Assim, a condição para a utilização das TIC's na educação básica é condição essencial para que os discentes possam usufruir dos recursos educacionais que vêm sendo incorporados no processo educacional, a exemplo dos softwares educativos. Nesse processo, a competência digital da comunidade escolar, com enfoque nesta pesquisa para os discentes, é fator primordial para que o mesmo não fique de fora desse contexto tecnológico. Assim, a pesquisa investigou a competência digital dos discentes e a proficiência matemática das disciplinas eletivas de matemática da Escola de Ensino Médio Professor Otávio Terceiro de Farias. Quanto à natureza da pesquisa, qualifica-se enquanto pesquisa aplicada, visto que objetiva gerar conhecimentos para aplicação prática, dirigida à solução de problemas específicos. Quanto à abordagem, configura-se como qualitativa. Os resultados obtidos detectaram que as turmas pesquisadas têm bastante dificuldade em absorver conceitos matemáticos e aplicá-los e não sabem utilizar adequadamente as tecnologias, tendo em vista que para o uso didático a interação com a tecnologia foi insatisfatória. A competência digital subtende capacidade de analisar e gerir as informações, autonomia e integração, portanto, é necessário proporcionar metodologias para melhorar a competência digital dos discentes. Conclui-se que os alunos sabem utilizar os recursos tecnológicos para algumas finalidades, a exemplo de entretenimento, mas ainda é necessário traçar estratégias para que os discentes possam aplicar as tecnologias no processo de ensino e aprendizagem. A competência digital é uma das variáveis preconizadas pela Lei de Educação Básica, portanto, precisa ser mais pesquisada no processo de ensino e aprendizagem.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1545550 - ANTONIO RONALDO GOMES GARCIA
Interno - 2605644 - ODACIR ALMEIDA NEVES
Interno - 1506753 - WALTER MARTINS RODRIGUES
Externo à Instituição - ALEKSANDRE SARAIVA DANTAS - IFRN
Externo à Instituição - ODIRLEI SILVA JESUS - UFRN
Notícia cadastrada em: 20/05/2024 07:12
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (84) 3317-8210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-prd-sigaa01.ufersa.edu.br.sigaa01