PPGMat PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA PROGRAMAS DE PÓS-GRADUACAO - DCME Téléphone/Extension: Indisponible

Banca de DEFESA: BENEDITO MARCIANO GOMES

DISCENTE : BENEDITO MARCIANO GOMES
DATA : 13/06/2024
LOCAL: On line - Google meet

Como a avaliação diagnóstica vem impactando os resultados de matemática na Rede Municipal de ensino de Fortaleza-CE.

avaliação diagnóstica; avaliação externa; ensino; matemática; SPAECE.

Esta pesquisa busca fazer uma revisão literária sobre a prática de avaliações diagnósticas na Rede Municipal de ensino de Fortaleza - ADRs, utilizando como metodologia a pesquisa exploratória, e de como essa ação pode impactar nos resultados das avaliações externas, focando no Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará – SPAECE. As aplicações das ADRs em Fortaleza objetivam levar à reflexão do fazer pedagógico docente, possibilitando e viabilizando estratégias na busca de melhorias na aprendizagem da disciplina de matemática e língua portuguesa. É importante compreender que os resultados alcançados precisam ser acompanhados, discutidos e gerenciados, de forma a identificar os acertos e erros, e dessa forma, compreender o comportamento dos alunos participantes, bem como seus níveis de aprendizagem. O SPAECE se constitui como uma importante ferramenta, na Rede Municipal de Fortaleza, norteadora dos processos de aprendizagem e de ajuda para mensurar os avanços dos alunos, constituindo, enquanto política pública, um instrumento de grande potencial para alinhamento e redirecionamento de estratégias pedagógicas em rede. Será apresentada a série histórica dos resultados das ADRs no período de 2015 a 2023, bem como os resultados obtidos pelo sistema de ensino municipal no período compreendido entre 2012 e 2022 no SPAECE, buscando fazer com isso, uma análise comparativa entre os resultados dessas avaliações e de como eles vêm sendo impactados por esse acompanhamento. Nesta análise é perceptível que não há ainda uma consolidação desses resultados, mesmo com todas as estratégias utilizadas, pois apresentam crescimentos tímidos e com consideráveis oscilações. Pudemos verificar também que há uma política de acompanhamento já bem efetivada e articulada em torno desses processos avaliativos, com crescimentos bem evidenciados nas participações no SPAECE ao longo dos anos analisados. Apontamos ainda a consonância dos resultados alcançados nos anos de 2018 e 2022, quando respectivamente, em 2018 tivemos crescimentos sucessivos nas ADRs e a maior proficiência na avaliação externa. Já em 2022, com sucessivas quedas nas ADRs, a Rede obteve um dos seus mais baixos resultados no SPAECE, neste percurso observado. É destacada também a evolução da política de acompanhamento desta Rede, com implementação do sistema próprio de avaliação, implementação de formações como suporte pedagógico e direcionamento de materiais de apoio, com foco no fortalecimento da aprendizagem dos estudantes.

Interno - 1612618 - FABRICIO DE FIGUEREDO OLIVEIRA
Presidente - 1526099 - LUIZA HELENA FELIX DE ANDRADE