NÚMEROS IRRACIONAIS: DA IRRACIONALIDADE DE
NÚMEROS ALGÉBRICOS AOS PRIMEIROS
TRANSCENDENTES
Ensino de Matemática. História da Matemática. Números
Algébricos. Números Transcendentes. Números de Liouville
No ensino fundamental e médio, os números irracionais são
tratados de forma muito superficial, enquanto os números
naturais, inteiros e racionais abrangem praticamente todo ensino
de matemática. Já na graduação, os números irracionais são
estudados sob o ponto de vista da análise e da álgebra.
Diferentemente do que ocorre com o estudo dos racionais,
existem muitos problemas sobre propriedades de vários tipos de
números irracionais, dos quais muitos, ainda intrigam estudiosos
da atualidade. Diante da importância do conceito de
irracionalidade e que seu conhecimento mais aprofundado é
imprescindível para a compreensão de diversos ramos da
matemática, o presente trabalho procurou ampliar o foco do
leitor relativo à sua visão sobre números, com destaque para os
algébricos (irracionais) e os primeiros transcendentes, que na
literatura matemática são chamados de números de Liouville,
esclarecendo então, um pouco a complexidade do
comportamento desses números, mostrando tanto seu lado
desafiador, como sua fertilidade matemática. Neste trabalho,
abordamos, de formas distintas, as irracionalidades de e de
(Constante de Euler), com objetivo de despertar no leitor o
fascínio pela matemática mostrando diferentes “ferramentas”
que podemos usar para se obter um mesmo resultado em
matemática. Finalizamos o trabalho introduzindo conceito de
números algébricos e transcendentes.