O SOFTWARE GEOGEBRA COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DA GEOMETRIA ANALÍTICA
Geometria Analítica, Ensino, GeoGebra, TICs.
O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma metodologia diferencia de ensino da geometria analítica no ensino médio com o auxilio do software GeoGebra. Para isso é apresentado uma sequência de atividades desenvolvidas pelo autor em que são propostas construções que envolvem os conteúdos básicos da geometria analítica. O trabalho também apresenta um estudo histórico da geometria analítica e sua importância na atualidade. Também é feito um estudo da importância e as contribuições que as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) podem fazer para o ensino da matemática, bem como as orientações provenientes dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) que incentivam a utilização das TICs. Para um melhor desenvolvimento do trabalho é realizado um aprofundado estudo do software GeoGebra. Logo após as atividades propostas, é apresentado um estudo de caso realizado com uma turma do terceiro ano do ensino médio na EEM Liceu Vila Velha, neste estudo são analisados tanto os resultados qualitativos como também a opinião dos alunos sobre o uso das TICs em sala de aula e mais especificamente do GeoGebra como ferramenta para o ensino da geometria analítica. Por fim, são feitas considerações e conclusões positivas com relação a realização do trabalho e também considerações sobre as dificuldades encontradas e as perspectivas para suas aplicabilidades futuras.