RESOLUÇÃO DE EQUAÇÕES DO 2° GRAU COM O USO DO MATERIAL DOURADO NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.
Metodologia; Material dourado; Aprendizagem.
O questionamento que orienta este trabalho, transcorre na utilização de um recurso que favoreça aos alunos a absorção dos conteúdos matemáticos com mais facilidade, levando em conta os desafios que professores defrontam, em razão da falta de interesse por parte dos alunos, uma vez que estão mais empenhados nas novas tecnologias, e a dificuldade em que se deparam ao tentar compreender os conteúdos matemáticos, levando as aulas a se tornarem menos interessante. Fazendo uso da modelagem podemos expor um conteúdo, propiciando ao aluno a construção de conhecimento, transferindo ao raciocínio da resposta, não fornecendo as respostas prontas. Nessa circunstância, o material dourado é empregado para uma melhor compreensão e visualização. Nessa dissertação, exigida para a obtenção do título de mestre em Matemática, foi feita uma análise de um estudo visando compreender se o processo manipulativo proporciona aprendizagem sobre o conteúdo equações do 2º grau, ou seja, se favorece a compreensão das estratégias de resolução de equações quadráticas, realizada em uma turma do nono ano, através do uso do material dourado.