CAMPEONATO DE MATEMÁTICA: INCENTIVANDO E VALORIZANDO O ESTUDO DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DA COMPETIÇÃO.
Competição; ensino; matemática; jogos; premiação.
Visando analisar os impactos gerados pela realização de um campeonato de matemática na escola Liceu Professor Francisco Oscar Rodrigues de Maracanaú, município do Ceará, observando o que influencia a participação e dedicação dos alunos dentro das atividades que foram realizadas durante a aplicação do projeto do campeonato, foram elencados os resultados obtidos em uma pesquisa com os alunos que buscava entender o que poderia incentivá-los a estudar matemática, foram observadas cada metodologia ativa utilizada dentro do campeonato e por fim estudou-se os impactos obtidos em toda comunidade escolar. Dessa forma, foi perceptível a dedicação dos alunos para conquistar mais feitos dentro da competição, visando se destacar com os seus conhecimentos e dedicação, conquistar premiações previamente definidas e participar das atividades. A partir disso, percebe-se que a aplicação de um campeonato que utiliza atividades com diferentes métodos de forma “gameficada” de aprendizado e com a demonstração de valorização dos esforços de estudantes, a dedicação ao estudo de matemática de alunos do ensino médio pode ser fomentada, da mesma forma que a valorização dos esforços melhora a autoestima dos alunos e isso pode trazer mudanças positivas em seu aprendizado e na percepção da matemática na comunidade escolar.