A MATEMÁTICA POR TRÁS DOS QUADRICÓPTEROS: UMA PROPOSTA DE ENSINO E PESQUISA PARA O ENSINO MÉDIO
Modelagem. Transposição didática. Ensino de Stem. Quadricóptero
O presente trabalho tem como objetivo discutir a matemática utilizada nos quadricópteros como ferramenta de ensino e pesquisa no Ensino Médio e como os saberes produzidos na pesquisa acadêmica nessa área podem ser um elemento motivador para estudantes e professores da educação básica que têm interesse em conhecer aplicações da matemática na tecnologia. Busca-se fundamentar nas propostas de ensino de STEM fazendo uso de ferramentas como a Transposição Didática dos Saberes e a Pesquisa Translacional. Após esses pressupostos metodológicos, foi feito um estudo das ferramentas matemáticas e físicas empregadas na construção de um modelo para o quadricóptero utilizando basicamente matrizes, equações diferenciais e leis de Newton. Em seguida, fez-se a modelagem do veículo chegando-se a um sistema de equações diferenciais linearizado por polinômio de Taylor e por fim, discute-se o controle do quadricóptero. Verifica-se que, com base nas regras da Transposição Didática de Saberes, no ensino de STEM e em práticas já desenvolvidas é plenamente possível transpor esse conhecimento para o Ensino Médio.