Educação Matemática Crítica como Instrumento de Promoção da Consciência Ambiental entre
Discentes da Escola Estadual de Educação Profissional de Limoeiro do Norte/CE
educação matemática crítica; educação ambiental; práticas pedagógicas.
O foco desta dissertação é a aplicação da educação matemática crítica envolvendo educação
ambiental em turmas do segundo ano do Ensino Médio Profissional, utilizando investigação e
colaboração em seu desenvolvimento. O objetivo geral da pesquisa é desenvolver uma proposta
pedagógica que integre a Educação Matemática Crítica e a Educação Ambiental no ensino de
matemática entre estudantes da Escola Estadual de Educação Profissional de Limoeiro do Norte/CE.
Apresenta como objetivos específicos compreender como a Educação Matemática Crítica pode
contribuir para a formação da consciência ambiental dos estudantes; elaborar e aplicar atividades
pedagógicas que articulem conteúdos matemáticos e problemáticas ambientais locais; e avaliar as
percepções e aprendizagens dos estudantes após a implementação da proposta pedagógica. O estudo
aponta uma metodologia que incentiva o pensamento crítico e reflexivo dos discentes. As habilidades
envolvidas no estudo de acordo com a BNCC foram áreas e o tratamento da informação. Para avaliar a
efetividade dessa metodologia, foram ministradas aulas expositivas e dialógicas em sala de aula, em
ambientes externos da escola, aula de campo em local de preservação ambiental e a participação
efetiva dos estudantes de acordo com a sua problemática. Aplicou-se um questionário com os
estudantes após a análise das informações coletadas para desenvolver a criticidade e buscar
estratégias para evitar o desperdício. Como derivação deste estudo, elaborou-se um Produto
Educacional, intitulado “Guia didático para o professor implementar a educação matemática crítica”.
Esse material oferece recursos práticos para a aplicação da metodologia proposta, incluindo temas para
desenvolver.