PPPA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PRODUÇÃO ANIMAL PROGRAMAS DE PÓS-GRADUACAO - CCA Téléphone/Extension: Indisponible

Banca de DEFESA: CICERO SILVA RODRIGUES DE ASSIS

DISCENTE : CICERO SILVA RODRIGUES DE ASSIS
DATA : 17/07/2024

USO DE SIMBIÓTICO EM BERÇARIOS INTENSIVOS DE PÓS-LARVAS DE CAMARÃO MARINHO Penaeus vannamei

Aquamimetismo. Carcinicultura. Larvicultura. Qualidade de água. Superintensivo.

Os sistemas manipulados com técnicas de fertilização simbiótica emergem como uma abordagem intermediária entre os sistemas convencionais e os sistemas de bioflocos. Esses sistemas simbióticos, também conhecidos como "Aquamimicry" ou "Aquamimetismo", buscam melhorar a qualidade da água e o desempenho zootécnico. A utilização do simbiótico combinado com o cultivo de pós-larvas (PL) em berçários resulta em animais maiores e mais resistentes às variações ambientais, uma vez que somente a partir do estágio PL 20 esses animais são destinados às unidades de engorda. O objetivo deste estudo foi avaliar a influência do uso do sistema simbiótico no cultivo intensivo de pós-larvas do camarão marinho Penaeus vannamei durante a fase de berçário, com uma taxa mínima de renovação de água. O experimento foi conduzido no Laboratório de Recirculação Aquícola e Aquaponia (LARAQUA), localizado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), campus Aracati-CE. Foram utilizadas 12 unidades experimentais em um esquema fatorial (3x4), com 3 tratamentos e 4 repetições. As unidades experimentais consistiram em tanques de polietileno com volume total de 0,5 m³ e volume útil de 0,4 m³. Todas as unidades foram abastecidas por um sistema de aeração composto por um compressor radial monofásico de 1,10 CV, que promovia a injeção contínua de ar. O ar era distribuído por canos de PVC, e a difusão para a coluna d'água era realizada através de mangueiras microporosas de aproximadamente 1,5 polegada. As unidades experimentais foram preparadas com salinidade de 30, seguindo um regime de fertilizações inorgânicas (Nitrogênio:Silício) e orgânicas (simbiótico). A densidade de estocagem foi de 20 PL/L, com duração de 20 dias. Ao final do ciclo, foi avaliada a influência da aplicação diária do simbiótico nos parâmetros zootécnicos e na qualidade da água. As concentrações diárias de simbiótico utilizadas nas unidades experimentais após o povoamento foram de 50 mL/m³/dia, 100 mL/m³/dia e 150 mL/m³/dia, caracterizando os três tratamentos experimentais testados. Concluímos que o uso de simbiótico em berçários intensivos de pós-larvas de camarão marinho ajuda no equilíbrio e manutenção da qualidade da água. Contudo, apesar dos benefícios do simbiótico, é necessário buscar soluções para a redução e reutilização do excesso de fosfato gerado, aproveitando essa água rica em nutrientes. Em termos de desempenho zootécnico, o tratamento com adição de 150 mL/m³/dia apresentou resultados superiores, demonstrando eficiência com menores valores de conversão alimentar, boa produtividade, elevada biomassa total e taxas de sobrevivência acima das praticadas em fazendas de produção comercial de camarão.

Externo à Instituição - EMANUEL SOARES DOS SANTOS - IFCE
Externo à Instituição - JOSÉ WILLIAM ALVES DA SILVA - IFCE
Externo à Instituição - Jorge Yair Pérez Palencia
Externo ao Programa - 2869539 - MATHEUS RAMALHO DE LIMA - nullPresidente - 3149917 - RENNAN HERCULANO RUFINO MOREIRA