Banca de DEFESA: VICTORIA GABRIELLA REBOUÇAS PEREIRA

DISCENTE : VICTORIA GABRIELLA REBOUÇAS PEREIRA
DATA : 30/08/2024
LOCAL: Videoconferência (via Google Meet)

UMA META-ANÁLISE DA EFETIVIDADE DE MODELOS DE APRENDIZADO POR TRANSFERÊNCIA EM DIFERENTES CONTEXTOS EDUCACIONAI

Aprendizagem por Transferência. Educação. Revisão Sistemática da Literatura. Meta-análise.

A educação desempenha um papel fundamental no desenvolvimento das habilidades necessárias para enfrentar os desafios da vida contemporânea. Com o avanço da tecnologia, os recursos digitais têm ganhado cada vez mais relevância no processo educacional, oferecendo novas oportunidades para aprimorar a aprendizagem dos alunos. Nesse contexto, o Transfer Learning, uma técnica de Aprendizado de Máquina, emerge como uma ferramenta promissora. Essa abordagem permite que modelos de aprendizagem, previamente treinados para resolver problemas específicos, sejam aplicados em novos contextos, ampliando sua utilidade e eficácia. O presente estudo propõe uma meta-análise com o objetivo de investigar e compreender a aplicação do Transfer Learning no campo da Educação. Para isso, foi desenvolvido e executado um protocolo de Revisão Sistemática da Literatura Revisão Sistemática da Literatura (RSL), focado na identificação e extração de dados relevantes dos estudos selecionados. A meta-análise visa enriquecer os resultados obtidos na RSL, empregando técnicas estatísticas para uma análise mais aprofundada e robusta. Essa abordagem permitirá uma compreensão mais abrangente do uso do Transfer Learning na Educação, suas potencialidades e desafios enfrentados na prática. Ao integrar métodos qualitativos e quantitativos, este estudo busca fornecer insights valiosos que contribuam para o avanço do conhecimento nessa área. A análise dos dados coletados permitirá identificar padrões, tendências e lacunas na literatura existente, além de destacar as principais aplicações e benefícios do Transfer Learning na educação. Espera-se que os resultados deste trabalho forneçam orientações úteis para pesquisadores, educadores e profissionais interessados em explorar e aplicar essa técnica inovadora no contexto educacional.

Externa à Instituição - Patrícia Freitas Campos de Vasconcelos
Externo à Instituição - ALVARO ALVARES DE CARVALHO CESAR SOBRINHO