Estratégia de Otimização do Cross-Selling em Plataformas de Marketplace
Cross-selling, Marketplaces, Otimização, Programação Linear Inteira Binária.
Este estudo tem como objetivo desenvolver e implementar uma estratégia para otimização do cross-selling em plataformas de marketplace. A fim de compreender melhor o estado da arte sobre o tema em questão, o trabalho realizou uma revisão sistemática de literatura para identificar tendências, desafios e avanços na otimização da estratégia de cross-selling, em diversos contextos. A revisão sugere, entre outros resultados, uma lacuna na adaptação dos modelos existentes na literatura para atender às demandas específicas destas plataformas digitais. Para suprir esta necessidade, um modelo matemático de programação linear inteira binária é proposto, considerando o lift e a disponibilidade entre produtos ou serviços, e a segmentação por perfis de clientes, a fim de otimizar as recomendações de cross-selling com base em uma previsão de compras. Testes computacionais foram realizados utilizando o CPLEX, revelando um elevado tempo computacional devido a complexidade do problema, mesmo para pequenas instâncias, sugerindo a necessidade de abordagens mais eficientes, como metaheurísticas. Por fim, o texto sugere outras características que podem ser adicionadas ao problema e destaca uma abordagem simplificada do modelo proposto que pode reduzir a sua complexidade computacional.