USO DE META-HEURÍSTICA E SIMULAÇÃO BASEADA EM AGENTES NA PROPOSIÇÃO DE REDES DE
TRANSPORTE PÚBLICO URBANO
Rede de transporte público urbano. Hub-and-spoke. Feeder-trunk. Meta-heurística. Simulação baseada
em agentes
O caos na mobilidade urbana afeta diariamente a população. Congestionamento, poluição
e prejuízo financeiro são alguns dos problemas envolvidos nessa problemática. O sistema
de transporte público pode ser utilizado para resolver isso, ao concentrar pessoas com
deslocamento semelhante em um mesmo veículo. Porém, esse sistema é frequentemente
ineficiente, com longo tempo de viagem e espera, provocando evasão dos passageiros para
outros meios. Este trabalho busca resolver esses problemas através da otimização de uma
rede de transporte público urbano. Para isso, uma rede híbrida composta por hub-and-spoke
/ concentrador e raio (HS) e feeder-trunk / tronco-alimentador (FT) é proposta e
gerada a partir da clusterização de paradas, usando proximidade espacial e demográfica. A
partir da clusterização, a heurística do vizinho mais próximo conclui a geração de uma
solução inicial, a qual é utilizada por uma implementação da meta-heurística variable
neighborhood search / busca de vizinhança variável (VNS). Por fim, a simulação baseada
em agentes será utilizada na rede proposta para avaliar seu desempenho. Os resultados
obtidos com a heurística construtiva proposta mostram, em uma instância com dados
reais, clusters / grupos e seus subclusters / subgrupos, onde estes últimos correspondem
às paradas de ônibus que formam cada rota de um cluster. Os resultados esperados da
simulação serão o registro de menores tempos de viagem e de espera e maior adesão da
população ao novo sistema em relação ao atual.