Banca de QUALIFICAÇÃO: RYLLARI RAIANNE MARQUES DE SANTANA COSTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RYLLARI RAIANNE MARQUES DE SANTANA COSTA
DATA : 22/05/2024
LOCAL: LCC - UFERSA

ITS4LORE: Sistema de curadoria inteligente de Objetos de Aprendizagem em Robótica Educacional.

Objeto de Aprendizagem, Repositório, Robótica Educacional, Curadoria de conteúdo, Sistema inteligente.

A educação desempenha um papel crucial no desenvolvimento humano, incentivando constantes aprimoramentos nas estratégias e métodos de ensino. Com a crescente influência das tecnologias na educação, os Objetos de Aprendizagem surgem como recursos relevantes para aprimorar os processos de ensino-aprendizagem. A disseminação desses Objetos de Aprendizagem tem impulsionado a integração em ambientes centralizados, como os Repositórios de Objetos de Aprendizagem, visando facilitar o acesso aos recursos educacionais. No entanto, o crescimento desses Repositórios de Objetos de Aprendizagem traz desafios, como a necessidade de uma curadoria eficaz para garantir a qualidade e relevância do conteúdo disponível. Considerando a complexidade e o volume de dados envolvidos, torna-se impraticável a curadoria manual realizada apenas por humanos, destacando a demanda por abordagens automatizadas, especialmente diante da ingestão massiva de dados. Diante dessa problemática, o presente trabalho tem como objetivo desenvolver um sistema de curadoria inteligente de conteúdo para Repositórios de Objetos de Aprendizagem, priorizando a qualidade dos dados, sobretudo aqueles provenientes de ingestão massiva, tendo como escopo o contexto de Objetos de Aprendizagem aplicados a Robótica Educacional. Adotando os princípios da metodologia de Design Science proposta por Wieringa (2014), a pesquisa segue procedimentos como Revisão Sistemática da Literatura, Análise Conceitual Formal, Prototipação e Pesquisa-Ação Técnica. Uma proposta do sistema, denominado ITS4LORE, foi desenvolvida contendo a descrição da aplicação, a arquitetura de software e uma ontologia base para o processo de curadoria de conteúdo. Espera-se que este estudo contribua tanto quantitativamente quanto qualitativamente para a expansão dos Objetos de Aprendizagem, especialmente no contexto da robótica educacional.

Interno - 2303300 - LENARDO CHAVES E SILVA
Interno - 1245044 - PATRICIO DE ALENCAR SILVA