Banca de DEFESA: ANA GLÓRIA PEREIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANA GLÓRIA PEREIRA
DATA : 27/02/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Miniauditório do Complexo Integrado de Laboratórios I
TÍTULO:

Uso dos sistemas de cultivo organotípico e tridimensional para o desenvolvimento da espermatogênese in vitro no testículo de catetos (Pecari tajacu linnaeus, 1758) pré púberes.


PALAVRAS-CHAVES:

Germoplasma, biotecnologia, células germinativas, proliferação.


PÁGINAS: 78
RESUMO:

Os catetos (Pecari tajacu) estão presentes em todo o continente americano e desempenham um importante papel ecológico enquanto dispersores de sementes e aeradores de solo. No entanto, sua população sofre ameaças oriundas da caça predatória e fragmentação do seu habitat. Neste sentido, a formação de biobancos tem possibilitado o armazenamento do valioso germoplasma desta espécie, destacando-se as células testiculares que se configuram em um estoque precioso de material genético masculino. Para sua utilização, necessita-se o aperfeiçoamento de sistemas de cultivo in vitro eficientes, capazes de permitir a sobrevivência e o desenvolvimento testicular, e consequente progressão da espermatogênese. Assim, esta dissertação objetivou definir um sistema de cultivo in vitro para o tecido testicular de cateto. O primeiro capítulo é um artigo de revisão que aborda os aspectos técnicos e aplicações da criopreservação testicular, enfatizando o estudo da tecnologia testicular e sua importância para a preservação da fertilidade. No segundo capítulo foi comparada a eficiência dos sistemas de cultivo in vitro organotípico (ORG) e tridimensional (3D), suplementados ou não com FGF, sobre o desenvolvimento testicular de catetos pré púberes. Para tanto, foram coletados 5 pares de testículos de catetos entre 3 e 6 meses de idade, que foram fragmentados e cultivados por 56 dias (34°C e 5% de CO2) em meio de Eagle modificado de Dulbecco (DMEM) suplementado ou não com FGF a 10 ng/mL. No cultivo organotípico (ORG), os fragmentos foram cultivados em uma superfície plana de gel de agarose a 0,75%. Para o cultivo 3D, os fragmentos testiculares foram encapsulados entre duas plataformas de agarose (0,75 e 0,35%). As amostras foram avaliadas a cada 14 dias quanto à histomorfologia, viabilidade celular, integridade do DNA e atividade proliferativa. Os dados foram expressos como média ± erro padrão e analisados pelos testes de Kruskal-Wallis e Tukey. O sistema organotípico sem adição de FGF foi eficiente em fornecer condições para a manutenção da histomorfologia, viabilidade e integridade do DNA de fragmentos testiculares de queixadas durante o cultivo in vitro. No entanto, o sistema 3D, independentemente da presença de FGF, prejudicou a integridade do DNA das células testiculares em todos os períodos analisados. Dessa forma, o sistema organotípico parece ser ideal para longos períodos de cultivo de fragmentos testiculares de catetos pré-púberes. Além disso, a suplementação com FGF parece não ser essencial para este fim. Essas informações preenchem lacunas na compreensão dos fatores que regulam a espermatogênese in vitro nesta espécie e a futura produção de espermatozoides in vitro.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2515320 - ALEXANDRE RODRIGUES SILVA
Interno - 2330828 - CARLOS EDUARDO BEZERRA DE MOURA
Externo à Instituição - HERLON SILVA - UECE
Notícia cadastrada em: 13/02/2025 10:56
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (84) 3317-8210 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sig-prd-sigaa03.ufersa.edu.br.sigaa03