PROPOSTA DE UTILIZAÇÃO DE MÉTODO DE ESTRUTURAÇÃO DE PROBLEMAS PARA INOVAÇÃO: O CASO DA BAIXA ADESÃO AO PIBITI EM 2016 A 2020
Mapa Cognitivo Individual. Mapa Agregado. Adesão ao PIBITI.
A existência de uma Lei de Inovação (Lei nº 10.973/2004) criada com fins de impulsionar a atividade inovadora nas instituições públicas, e as alterações destas propostas pelo novo Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação (Lei nº 13.243/2016), por meio do Decreto 9.283/2018, foram estabelecidas medidas de incentivo à pesquisa científica e tecnológica no ambiente produtivo das ICTS. Medidas como a criação de programas voltados para a pesquisa em tecnologia e inovação, com base nesta legislação foram criados pelas ICTS. Um deles é o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), existente na Universidade Federal Rural do Semi-Árido. O programa foi criado e é executado por meio de processo seletivo para o qual os docentes fazem adesão submetendo propostas de pesquisa aplicada para a produção tecnológica. Porém, observando os registros de adesão ao processo de seleção, percebeu-se que há uma baixa adesão ao mesmo, em especial quando se compara a adesão ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). Diante dessa percepção, neste trabalho de pesquisa o objetivo foi aplicar um modelo de estruturação de problemas para identificar as principais causas da baixa adesão docente ao PIBITI, utilizando a abordagem Strategic Options Development and Analysis (SODA). Para tanto, também objetivou-se identificar como funciona o processo de seleção do PIBITI; elaborar mapas cognitivos de stakeholders do programa PIBITI utilizando a abordagem SODA, elaborar o mapa cognitivo conjunto do problema, considerando as visões dos diversos envolvidos e propor ações para minimizar o problema da baixa adesão do PIBITI, considerando os mapas cognitivos. Trata-se de um estudo de caso de natureza bibliográfica- documental e aplicada, de abordagem quali-quantitativa e caráter exploratório. Os dados foram coletados por meio de entrevista com 05 professores envolvidos no processo seletivo do PIBITI. A partir destas entrevistas foram elaborados os mapas individuais e o mapa agregado, aplicando-se a metodologia SODA. Com o mapa agregado pronto foi possível identificar diversos fatores negativos associados ao processo seletivo e execução do PIBITI, bem como da política de inovação da UFERSA, dentre os quais a falta de recursos e projetos mais audaciosos e incentivadores voltados para a inovação tecnológica. Entre as ações propostas a partir dos resultados percebidos na elaboração dos mapas estão: criar um programa voluntário de inovação e desenvolvimento tecnológico; elaborar editais com foco na valorização de projetos tecnológicos, maior envolvimento do NIT no acompanhamento do Relatório institucional bienal do CNPq; além da instituição como um todo formular estratégias para uma eficiente interação com o setor produtivo, gerando novos produtos tecnológicos e ampliando assim a propriedade intelectual da UFERSA, que tem se revelado aquém do que se deseja para uma ICT de grande porte.